A cidade de Braga é o palco escolhido para a terceira edição do Unique Summit. Depois do FYCMA em Málaga, é a vez do Altice Forum Braga acolher, de 28 a 30 de novembro, o debate sobre a inovação, juntando ecosystem builders, startups, corporates, investidores e agentes políticos.
Promovida pelo consórcio internacional Global StartupCities, que junta cidades potenciadoras de ecossistemas empreendedores e que não são capitais de países, esta iniciativa trará a Braga 50 delegações provenientes de várias geografias com o objetivo de interconectar os ecossistemas de inovação.
Para Ricardo Rio, presidente do Município de Braga e da InvestBraga, entidade responsável por organizar o Unique Summit através da sua unidade de negócio Startup Braga, esta iniciativa “reveste-se de especial importância, tanto para a rede Global StartupCities como para a inovação nacional e internacional, ao promover o compromisso dos vários ecossistemas de inovação através da Declaração Unique Summit”.
Já Arturo Villar, fundador e CEO da rede Global StartupCities, destaca o facto desta edição “contar com uma grande mobilização de cidades, provenientes dos quatro cantos do mundo, mas também de investidores e corporate”.
Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, refere que “esta iniciativa é resultado do trabalho que a Startup Braga tem vindo a desenvolver, sendo a discussão em torno de temáticas como o agrotech, saúde, clima, mobilidade e gaming essencial para o caminho que o Global StartupCities está a traçar”.
Elisabete Sá, Innovation Strategy Officer da StartupCity Braga, explica, por seu turno, que o evento servirá para “fomentar colaborações estratégias potenciadoras de novas oportunidades económicas baseadas em inovação”.
Com agendas diversificadas e desenhadas para corresponder às expectativas dos vários públicos, Luís Rodrigues, diretor da Startup Braga, realça o facto de “existirem inúmeros momentos de contacto e de networking, sendo o evento desenhado com o intuito de potenciar esses encontros”.
O programa apresentado esta tarde, em conferência de imprensa, conta com o apoio de empresas como a Bosch, Prio, Altice, TUB, Accenture e Microsoft, que participarão também nos painéis de discussão.
Delegações provenientes de quatro continentes
Com os ecosystem builders como pivôs para o acesso ao evento, que é gratuito, Braga acolherá cerca de 50 delegações, representativas de cidades com fortes ecossistemas de inovação. Durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, Luís Rodrigues destacou o facto de estarem já confirmadas as presenças de cidades como Villa Maria (Argentina), Niterói (Brasil), Yeruham (Israel), Gazientep (Turquia), Quelimane (Moçambique), Cidade do Cabo (África do Sul) e as europeias Clermont-Ferrand, Cluj-Napoca, Ostrava, Vantaa, Colónia, Heraklion, Valência, Málaga. “Juntaremos delegações com perfis diversificados, mas com um objetivo comum: discutir temas de relevo para o ecossistema de inovação”, garantiu o responsável da Startup Braga.
InvestBraga une todas as unidades de negócio em torno do Unique Summit
Carlos Silva realça o facto de “toda a organização estar a trabalhar em prol do evento”, numa ação que reforçará a qualidade do programa e das infraestruturas que Braga oferecerá a todas as delegações que marcarão presença no Unique Summit.
Startup Braga, responsável pela organização do evento, Centro de Juventude de Braga, Dinamização Económica e Atração de Investimento e Altice Forum Braga juntam-se para que Braga receba o Unique Summit, criando as condições perfeitas para os vários momentos do programa.
Toda a atividade do Unique Summit pode ser acompanhada em uniquesummit.com.