Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
10 C
Braga
InícioBragaBraga abre porta de cooperação com Emirados Árabes Unidos

Braga abre porta de cooperação com Emirados Árabes Unidos

© CM Braga

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, assinou hoje, em Abu Dhabi, um Memorando de Entendimento com a cidade de Masdar que pretende criar as bases de uma cooperação efetiva entre as duas cidades na área do desenvolvimento urbano sustentável.

Esta cerimónia decorreu durante a Abu Dhabi Sustainability Week, que tem lugar esta semana na capital dos Emirados Árabes Unidos, onde o autarca de Braga intervirá numa sessão.

O edil destacou a importância que esta parceria tem para Braga. ”Masdar é uma cidade nova que está na vanguarda tecnológica e podemos aprender bastante com eles. Por outro lado, as áreas em que esta parceria será desenvolvida também permitem às instituições de Braga oportunidades para desenvolver novas oportunidade de negócio e outros projetos de cooperação”, referiu.

Este memorando, assinado por Ricardo Rio e por Ahmed Baghoum, presidente de Masdar City, abarca seis áreas de interesse distintas, como a inovação e desenvolvimento económico, clima e mobilidade sustentável, desenvolvimento urbano para uma transição sustentável, cooperação internacional, abertura de novas oportunidades e bem-estar da sociedade.  Para efetivar esta cooperação, será instituído um comité de acompanhamento com membros nomeados pelas partes que será responsável pela sua concretização e delineação de um plano de ação conjunto.

Ricardo Rio destacou ainda que esta “será uma relevante oportunidade para os empreendedores da nossa cidade ganharem escala ao usufruírem de uma porta de entrada para este importante mercado do Médio Oriente”.

Masdar City é uma das comunidades urbanas mais sustentáveis do mundo, um desenvolvimento de baixo carbono formado por um cluster de tecnologia limpa em rápido crescimento, com uma zona comercial e ainda bairro residencial com restaurantes, lojas e espaços verdes públicos.

A filosofia de desenvolvimento urbano da Masdar é baseada nos três pilares da sustentabilidade económica, social e ambiental. Masdar City é um ‘greenprint’ para o desenvolvimento sustentável das cidades através da aplicação de soluções do mundo real em eficiência energética e hídrica, mobilidade e redução de resíduos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS