Segunda-feira, Abril 15, 2024
17.6 C
Braga
BragaBraga abre candidaturas ao programa de apoio à habitação

Braga abre candidaturas ao programa de apoio à habitação

© CM Braga

A partir de segunda-feira, dia 3 de abril, estão abertas as candidaturas ao “Apoio Extraordinário à Prestação Bancária para Habitação Própria e Permanente” de Braga.

Os interessados em receber este apoio devem fazer a candidatura através do Balcão Digital no Portal da BragaHabit ou na sede da BragaHabit (R. Dom Paio Mendes 51). Este é um subsídio mensal que será atribuído por um período de 12 meses.

Podem aceder ao programa os recenseados no concelho de Braga com igual ou superior a 18 anos, com empréstimos bancários contraídos até final de 2021 e com um rendimento mensal corrigido do agregado familiar até 1.921,72 (4 IAS).

Por rendimento mensal corrigido entende-se o seguinte cálculo: rendimento mensal bruto deduzido da quantia correspondente a fatores como o número de dependentes, pessoas com deficiência e elementos do agregado familiar com idade igual ou superior a 65 anos.

Está excluído deste programa quem seja proprietário ou arrendatário de outra habitação diferente da qual incide este pedido de apoio e quem esteja a usufruir de apoios financeiros públicos de idêntica natureza.

Como sublinha João Rodrigues, vereador do Município de Braga com o pelouro da Habitação e Presidente do Conselho de Administração da BragaHabit, “este é um programa que vem dar resposta a um problema crescente na vida de muitos bracarenses que, com a subida dos juros do crédito à habitação e o aumento da inflação, têm cada vez mais dificuldades para cumprirem as suas obrigações”.

“Trata-se de um programa bastante abrangente que vai auxiliar muitas famílias num momento de grande dificuldade. Há muitas pessoas a sofrerem um aperto considerável e que necessitam de ajuda imediata. Esta é a forma que o Município encontra de as apoiar”, refere.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES