Sábado, Dezembro 10, 2022
9.9 C
Braga
InícioBragaBraga: Abertura do BRAMUN 2022 destaca apoio à Ucrânia

Braga: Abertura do BRAMUN 2022 destaca apoio à Ucrânia

© CLIB

Decorre, até esta sexta-feira, no Museu D. Diogo de Sousa, a XIV edição do BRAMUN, conferência anual organizada pelo CLIB e que junta em Braga alunos de várias escolas internacionais.

Na qualidade de orador convidado, o Padre Vasyl Bundzyak, responsável pela Igreja Ortodoxa em Braga, deu as boas vindas aos jovens delegados e falou-lhes, na primeira pessoa, de um dos temas que iria ser levado a debate na conferência, a Guerra na Ucrânia.

Num testemunho muito pessoal, enquanto Ucraniano e membro de uma comunidade que, em Braga, acompanha de forma tão próxima, as suas partilhas foram recebidas com grande emoção. Especialmente, numa comunidade marcadamente internacional, como é a do Colégio Luso-Internacional de Braga, e dos alunos presentes, a comunicação, em Ucraniano, traduzida em simultâneo para Inglês, não deixou ninguém indiferente.

Com alunos de cerca de 40 nacionalidades na assembleia, este foi um momento especialmente emotivo, com alunos, de países como a Bielorrússia, Ucrânia e Rússia, que se levantaram espontaneamente e partilhavam de lágrimas nos olhos o seu respeito pela dor de quem sofre com esta guerra, independentemente da sua bandeira. De pé, partilharam testemunhos de dor e respeito e, acima de tudo, compromisso para com a verdade e o futuro das Nações.

“A atividade do Modelo das Nações Unidas é, há muitos anos, parte do projeto curricular do CLIB e a especificidade da comunidade educativa do colégio, tão única e multicultural, permite, sem dúvida alguma, que estes temas sejam elevados a uma perspetiva essencialmente humana”, partilha Helena Pina Vaz, diretora do colégio. “Isto é, sem dúvida nenhuma, educar cidadãos do mundo”, diz confiante.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS