Terça-feira, Julho 16, 2024
21.1 C
Braga
BragaBracarenses desenvolvem projeto que promove principais Conventos e Mosteiros do Norte

Bracarenses desenvolvem projeto que promove principais Conventos e Mosteiros do Norte

© Sérgio Freitas e Daniel Lima

Os bracarenses Sérgio Freitas e Daniel Lima desenvolveram um projeto com o objetivo de promover os principais Conventos e Mosteiros do Norte do país.

O projeto, que conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte e Turismo Porto e Norte de Portugal, reúne várias fotografias originais dos espaços e informação histórica sobre os locais, estando traduzido em inglês, francês e espanhol para “tirar o melhor partido do potencial turístico deste património”. O conteúdo pode ser consultado aqui.

A juntar ao website, será também realizada uma exposição fotográfica que tem a sua inauguração prevista num espaço do Turismo Porto e Norte, localizado em pleno centro de Santiago de Compostela, em meados de março. A data pretende “aproveitar o aumento do número de visitantes nesta cidade espanhola na época pascal”.

A exposição itinerante será posteriormente disponibilizada em outros locais do norte, promovendo esta rede de mosteiros e conventos e também sensibilizar o público para “o encanto que envolve estes locais sagrados”.

Atualmente estão contemplados no projeto dez locais: Mosteiro de São Martinho de Tibães, Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Mosteiro De São Bento Da Vitória, Convento De Santo António De Ferreirim, Mosteiro De Santa Maria De Salzedas, Mosteiro De Santa Maria De Pombeiro, Mosteiro De São João De Tarouca, Mosteiro De São Salvador De Grijó, Mosteiro De Santo André De Rendufe e Convento De São Salvador De Vilar De Frades. Muito em breve será acrescentado o Mosteiro de São Miguel de Refojos de Basto.

“No nosso país, os Mosteiros e Conventos assumem uma grande importância cultural, artística e espiritual. Queremos partilhar a beleza indescritível destes locais e incentivar a sua visitação. No futuro, vamos continuar a trabalhar para expandir o projeto a todo o país e reunir na mesma plataforma os mais importantes destes espaços a nível nacional”, refere Daniel Lima, um dos cocriadores do projeto.

Sérgio Freitas, fotógrafo e também cocriador deste projeto, salienta a beleza destes locais e o desafio de captar a sua essência pela lente de uma câmara fotográfica. “Com as minhas fotos, espero que o público encontre um respeito renovado por estes locais sagrados e uma apreciação mais profunda pela herança que compartilhamos”, finalizou.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES