Quinta-feira, Maio 26, 2022
18.6 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesBombeiros Voluntários de Guimarães celebram 145 anos

Bombeiros Voluntários de Guimarães celebram 145 anos

© CM Guimarães

A cidade de Guimarães foi palco, este domingo, da celebração dos 145 anos de existência da sua Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários. A cerimónia contou com a presença das mais altas individualidades do Município, de individualidades ligadas à vida da associação e comando, Autoridade Nacional de Emergência Proteção Civil, Federação de Bombeiros do Distrito de Braga e Liga de Bombeiros Portugueses, para além dos principais protagonistas, todos os bombeiros e bombeiras da corporação.

A cerimónia, que teve lugar no quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, começou com a deposição de uma coroa de flores junto ao ao Monumento ao Bombeiro, onde esteve presente Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, o presidente da Assembleia Municipal, José João Torrinha, o presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, João Pedro Castro, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência Médica e Proteção Civil, Brigadeiro-General Duarte Costa, e o comandante da corporação, Bento Marques.

Após a homenagem aos bombeiros já desaparecidos, procedeu-se à cerimónia de condecoração dos elementos da corporação que se distinguiram, ao longo dos anos, pelas suas ações, dedicação e exemplo. Várias medalhas foram atribuídas aos homens e mulheres que este ano viram o seu trabalho reconhecido pelo corpo de comando, após proposta submetida à direção. Distinções de ouro, prata e cobre pelos serviços prestados, pelo serviço ininterrupto e por entrega abnegada à missão de ajudar o próximo.

Na sua intervenção protocolar, Domingos Bragança referiu-se aos 145 anos de existência dos Bombeiros Voluntários de Guimarães como “uma longa história de sucesso no socorro às pessoas de Guimarães”. O Edil felicitou os bombeiros pelo seu mérito e excecional dedicação, parabenizando os fundadores que, em 1877, tornaram possível a criação da corporação.

No final das intervenções protocolares, foi inaugurado um busto de Domingos Bragança, como forma de gratidão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães ao Presidente da Câmara por todo o apoio prestado durante os últimos anos.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS