
Foi a obra de Camilo Castelo Branco “Amor de Perdição” que inspirou a marcha da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, a grande vencedora da edição de 2025 das Marchas Antoninas de Famalicão.
Os 145 marchantes dos Bombeiros Famalicenses conquistaram o júri do desfile, que este ano comemorou o bicentenário de nascimento do romancista Camilo Castelo Branco. Com um total de 156 pontos, a marcha arrecadou ainda os prémios de “Melhor Coreografia”, “Melhores Arcos” e “Melhor Música”.
Em segundo lugar ficou a ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Antas, com 149 pontos. Em terceiro lugar ficou a Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte, com 126 pontos, conquistando ainda o prémio de “Melhor Letra” e “Melhor Guarda-Roupa”.
O prémio de “Marcha Mais Popular” foi atribuído à marcha da Associação Coração Vale São Cosme.
No final da noite, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, traçou um balanço muito positivo de mais uma noite de marchas, agradecendo às nove associações participantes e aos mais de 1000 marchantes que este ano marcaram presença no desfile “por todo o entusiasmo e dedicação que colocaram ao longo dos últimos meses neste momento que é o ponto alto das nossas Festas Antoninas”.
“Vivemos uma noite fantástica, muito entusiasmante e que puxou pelo orgulho dos famalicenses. Temos de facto muitos motivos para estarmos todos orgulhosos das nossas Marchas e das nossas Festas Antoninas”, disse o autarca.
As Festas Antoninas de Famalicão terminam esta sexta-feira com o dia dedicado às festividades religiosas em honra de Santo António, feriado municipal em Famalicão.
Resultados Finais Marchas Antoninas 2025
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses (156 pontos)
- Associação Recreativa e Cultural de Antas (149 pontos)
- Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte (126 pontos)
- LACS, Associação Cultural São Salvador da Lagoa (123 pontos)
- Associação Unidos de Avidos (117 pontos)
- Associação Cultural Recreativa São Pedro de Riba D’Ave (117 pontos)
- Associação Coração Vale S. Cosme (100 pontos)
- Associação Cultural e Desportiva de S. Martinho de Brufe (98 pontos)
- Associação Sentir a Terra (UF Gondifelos, Outiz e Cavalões) (76 pontos)