Quarta-feira, Maio 1, 2024
7.8 C
Braga
RegiãoBombeiros de Braga recolheram mais de 59 toneladas de equipamentos elétricos em...

Bombeiros de Braga recolheram mais de 59 toneladas de equipamentos elétricos em 2022

© Electrão

As cinco associações humanitárias de Bombeiros Voluntários do distrito de Braga, que aderiram à campanha Quartel Electrão, recolheram, em 2022, 127 quilos de pilhas, 1.972 quilos de lâmpadas e mais de 57 toneladas de equipamentos elétricos usados, o que perfaz um total de mais de 59 toneladas de aparelhos em fim de vida enviados para reciclagem.

Como contrapartida por este envolvimento no esforço da reciclagem as associações do distrito vão receber mais de 4 mil euros em prémios face às quantidades recolhidas.

Por cada tonelada recolhida, as associações recebem uma compensação financeira de 75 euros. Em 2022 foi ainda criado um incentivo financeiro para premiar as associações que recolheram mais de 30, 45 e 60 toneladas.

Há, no entanto, outros prémios. O principal é um carro novo de combate a incêndios. Há ainda prémios regionais, prémios para as associações que recolhem mais pilhas e lâmpadas e um prémio para o novo quartel aderente que mais se destaca nas recolhas.

Amarante ganhou veículo de combate a incêndios

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amarante, no distrito do Porto, recolheu o maior volume de equipamentos a nível nacional e ganha, por isso, nesta edição, o primeiro prémio: um veículo ligeiro de combate a incêndios no valor de mais de 58 mil euros.

A corporação recolheu, ao longo do ano passado, mais de 128 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados. Como contrapartida por esse esforço recebe, também, 9.582 euros em prémios face às quantidades recolhidas.

O segundo prémio, no valor de 5 mil euros, convertível em equipamentos de proteção individual, é atribuído à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, que reuniu 75 toneladas de equipamentos elétricos usados. Esta associação acumula, ainda, mais 5.630 euros, tendo em conta cada tonelada recolhida.

Os resultados nacionais da campanha

No total, a nível nacional, os bombeiros das 179 associações humanitárias que participaram ativamente no Quartel Electrão recolheram, o ano passado, cerca de 2.300 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.

Nesta sétima edição do Quartel Electrão, que decorreu de janeiro a novembro de 2022 e que teve como parceiro a Liga dos Bombeiros Portugueses, foram reunidas, mais concretamente, 8 toneladas de pilhas, 39 toneladas de lâmpadas e 2.247 toneladas de equipamentos elétricos usados.

Este ano, o Electrão atribui às associações o maior valor de sempre em prémios e contrapartidas financeiras pelas quantidades recolhidas: 260 mil euros.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES