Cerca de 800 bombeiros participaram, na manhã deste sábado, na terceira edição do Bombeiro de Elite, prova que consiste em desafiar os Soldados da Paz a ultrapassarem os seus limites, ao subirem os 566 degraus do Bom Jesus do Monte, equipados com cerca de 30kg.
Esta competição já conquistou um lugar de destaque a nível internacional, contando com bombeiros de 11 nacionalidades: França, Alemanha, Espanha, Ucrânia, Polónia, Inglaterra, Croácia, Luxemburgo, Brasil, Cabo Verde e Portugal.
De acordo com José Sousa, da ADN / Organização de Eventos Desportivos, esta prova consiste em demonstrar à população a capacidade física e a força que os Bombeiros lidam diariamente. “Esta é uma competição para pôr à prova e demonstrar, também, que as nossas corporações são das melhores do mundo. Queremos mostrar às pessoas preparação física dos Bombeiros, demonstrar o que eles fazem no dia a dia, o que eles têm de passar quando têm de combater os fogos florestais, e esta prova só mostra a força, união e mesmo o convívio entre eles”, explicou José Sousa.
A terceira edição do “Bombeiro de Elite” contou com uma grande afluência do público que mobilizou-se até ao Bom Jesus para dar força aos Bombeiros participantes. “Foi feita uma divulgação massiva para que o público viesse aplaudir e contribuir para um agradecimento indireto a todos os Bombeiros. Eles saem de casa todos os dias para nos ajudar e, por isso, é a nossa vez, do público, vir aplaudi-los e retribuir toda a ajuda que eles nos dão durante o ano inteiro. Temos, por isso, que dar a força a quem a a dá todos dias por nós”, ressalvou José Sousa.
Promovida pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, esta prova atingiu este ano o número recorde de 800 participantes, num total de 140 corporações, entre os quais 120 mulheres.
https://www.facebook.com/BragaTV.pt/videos/393808058215596/