Segunda-feira, Agosto 2, 2021
22.3 C
Braga
InícioCulturaBom Jesus de Braga celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Bom Jesus de Braga celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

CM Braga

A Confraria do Bom Jesus de Braga, em colaboração com a EB1 de Tenões e a União de freguesias de Nogueiró e Tenões, celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Este ano, a efeméride é assinalada de forma especial, convidando as crianças de Braga a apresentar trabalhos sobre o tema “O Santuário do Bom Jesus do Monte, Património Mundial da UNESCO”.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. O objetivo deste dia é sensibilizar a população para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção, salvaguarda e valorização. Em 2021, o tema proposto para o DIMS pelo ICOMOS Internacional é “Passados complexos: futuros diversos”.

A Confraria do Bom Jesus de Braga, consciente da responsabilidade de ser a gestora de um sitio Património Mundial da UNESCO, decidiu desafiar as crianças do terceiro e quarto ano da EB1 de Tenões, para apresentar um olhar sobre o Santuário do Bom Jesus. Foram elaborados 36 trabalhos com diferentes técnicas, diferentes visões, mas todos com o Santuário do Bom Jesus como tema principal.

A ideia inicial seria expor estes trabalhos no Centro de Exposições Cónego Cândido Pedrosa, no Bom Jesus, mas devido às medidas de contenção aplicadas no contexto da pandemia da Covid-19, a iniciativa será realizada em contexto virtual. Assim, convida todos a visitar a exposição de trabalhos no facebook do Santuário do Bom Jesus em e no site da Confraria, a partir do dia 18 de abril, às 9:00.

Nas palavras do Cónego Mário Martins, presidente da Confraria do Bom Jesus, “este momento constituiu uma oportunidade importante para sensibilizar a comunidade escolar em geral e, em particular, a comunidade local da freguesia onde se insere o Santuário, para uma reflexão sobre o passado e para a importância de preparamos um futuro mais harmonioso, na consciência de que o património deve, sempre, ser fator de união, de partilha, de cidadania e esperança”.

O presidente da Confraria referiu que ao convidar as crianças da comunidade local, a trabalhar sobre este Santuário, “estamos a despertar o interesse e valorização do património, ao mesmo que construímos um futuro mais justo, mais participado, destacando o papel fundamental do património enquanto fator de identidade e agregação da comunidade local. O Bom Jesus é e será um fator de identificação com uma herança comum, que transmite significados e valores com os quais as crianças se devem identificar e valorizar”.

A Confraria do Bom Jesus agradece “às professoras e, especialmente, a todas as crianças que participaram com o seu trabalho, a sua criatividade e o seu olhar sobre o Santuário do Bom Jesus de Braga”.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS