Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024
7.3 C
Braga
InícioBragaBola de fogo cruza céu noturno em Braga

Bola de fogo cruza céu noturno em Braga

© João Vieira

O Observatório Astronómico de Gualtar, localizado no Centro Ciência Viva de Braga, captou o momento em que um meteoro cruzou o céu noturno numa bola de fogo de luz brilhante.

O fenómeno foi registado às 02:20 desta quarta-feira, pela Estação AMS211 da rede AllSky7, instalada naquele observatório.

“Com o início das ‘chuvas’ de meteoros do verão, o número de eventos registados começou a subir nos últimos dias”, explica João Vieira, diretor do Centro Ciência Viva de Braga.

“As Perseidas ou Perséiades tiveram o seu início no dia 17 de julho e são uma prolífica chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle. São assim denominadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir, o radiante, localizado na constelação de Perseus. As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra atravessa um rastro de meteoros. Neste caso, o rastro é denominado de nuvem Perseida e estende-se ao longo da órbita do cometa Swift-Tuttle. A nuvem consiste em partículas ejetadas pelo cometa durante a sua passagem perto do Sol. A maior parte do material presente na nuvem, atualmente, tem aproximadamente 1.000 anos. No entanto, existe um filamento relativamente recente de poeiras neste rastro proveniente da passagem do cometa em 1862”, descreveu João Vieira.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES