Sexta-feira, Maio 16, 2025
20.6 C
Braga
spot_img
PolíticaLegislativasBloco de Esquerda defende que democracia "tem de regressar à gestão das...

Bloco de Esquerda defende que democracia “tem de regressar à gestão das escolas”

Legislativas 2025.

© Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda realizou ontem uma, no Sé la Vie, em Braga, nova conversa com Francisco Louçã, cabeça de lista pelo círculo eleitoral do distrito, sob o mote “Promover a Cultura e a Educação, Combater o ódio e a desinformação”.

Manuel Sarmento, mandatário da candidatura do Bloco de Esquerda e especialista em Estudos Sócio-educativos e Sociologia da Infância, referiu “a necessidade de as crianças serem o centro de um espaço seguro para aprender a aprender, a escola, sendo para tal necessário que esta não esteja subjugada a princípios de mercado, promovendo concorrência entre alunos e entre os profissionais em vez de salutar cooperação”.

Alexandra Vieira, ex-deputada e candidata do Bloco, lembrou “a necessidade de valorizar as ciências sociais e a cidadania, frisando que a democracia tem de regressar à gestão das escolas. A escola tem de ser lugar de menos burocracia e de mais participação, valorizando todos os seus profissionais”.

Ricardo Cerqueira referiu que “a sub-orçamentação da cultura e da educação, áreas que, aliás, multiplicam o investimento que lhes é dedicado, representam opções que menorizam o presente e o futuro do país”. “A exigência de 1% do PIB para a Cultura, que continua a merecer apenas menos de 0,2%, ao arrepio das recomendações da UNESCO, é uma necessidade para respeitar os trabalhadores mas também para permitir uma maior participação e acesso da população a atividades culturais, enquanto seu direito constitucional”, sustentou.

Francisco Louçã nota que “a cultura e a educação são alicerces fundamentais para construir comunidade e combater, com conhecimento e imaginação, o medo em que se alicerça a extrema-direita”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES