Domingo, Julho 25, 2021
21.4 C
Braga
InícioBragaBiblioteca Pública de Braga lança novo portal

Biblioteca Pública de Braga lança novo portal

© UMinho

Os 180 anos da Biblioteca Pública de Braga vão ser assinalados na terça-feira, 13 de julho, com o lançamento de um portal que permitirá o acesso a um conjunto alargado de serviços e a conteúdos em permanente atualização.

Em dia de aniversário, o público poderá também visitar alguns dos espaços do edifício histórico da BPB, onde está acondicionado um espólio de mais de 500.000 documentos, do qual se destaca a coleção de 53 incunábulos (das origens da imprensa) e de, pelo menos, 400 volumes do século XVI. As inscrições para visita são feitas através do email [email protected]. Prevê-se ainda, às 17:00, a atividade “Tempo, Leituras, Biblioteca”, no jardim interior da Reitoria (Largo do Paço), com o ator e professor José Miguel Braga a fazer leituras de textos evocando o aniversário da BPB. A sessão conta com a presença da vice-reitora Manuela Martins.

“Com o novo portal pretendemos marcar uma relação cada vez mais próxima com os cidadãos”, explica a diretora desta unidade cultural da Universidade do Minho, Maria João Amante. “Queremos interagir com a comunidade através de atividades regulares e de novos serviços, de que são exemplo a conversão do catálogo manual num único catálogo disponível online, que poderá ser pesquisado sem restrições geográficas e de horário. Somos uma biblioteca que conjuga a sua vertente patrimonial com os desafios sociais e digitais do século XXI”, acrescenta.

Sendo uma biblioteca centrada nos utilizadores, no dia de aniversário os leitores poderão usufruir do jardim interno para consultar fundos bibliográficos selecionados ou para momentos de leitura descontraída. A coleção da BPB, que inclui também algumas das mais recentes obras publicadas no país, passa a estar disponível para leitura domiciliária através do serviço de empréstimo.

Dos conteúdos a que é possível aceder a partir do portal, destaca-se a biblioteca digital da BPB, em desenvolvimento com a colaboração da Casa de Sarmento. Está disponível online uma hemeroteca que agrega títulos de jornais da imprensa regional e os incunábulos. Este trabalho foi desenvolvido com o duplo objetivo de facilitar o acesso a documentos valiosos e em muitos casos raros, garantindo, por um lado, a sua preservação e, por outro, potenciando a sua consulta e fruição sempre com o objetivo de facilitar o acesso ao conhecimento.

A Biblioteca Pública de Braga foi criada pela rainha D. Maria II em 1841, para salvaguardar as livrarias dos extintos conventos e mosteiros da região, como Falperra, Tibães e Congregados, no qual ficou inicialmente instalada. O seu acervo foi enriquecido com o depósito legal, recebendo desde 1931 um exemplar das publicações que são editadas em Portugal. Em paralelo, foi acolhendo coleções de personalidades e instituições locais, como Manuel Monteiro, Carrington da Costa, Victor de Sá, Manuel de Oliveira e o Instituto Minhoto de Estudos Regionais, entre outros. A BPB está instalada, desde 1934, na ala barroca do complexo do Largo do Paço, na Praça do Município, tendo sido integrada, em 1975, na UMinho.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS