Segunda-feira, Agosto 15, 2022
17.3 C
Braga
InícioBragaBiblioteca Pública de Braga comemora 181 anos

Biblioteca Pública de Braga comemora 181 anos

© CM Braga

A Biblioteca Pública de Braga vai celebrar na quarta-feira, 13 de julho, os seus 181 anos. As comemorações irão acontecer no próprio dia, ainda que seja possível usufruir de diversas exposições, oficinas e visitas guiadas ao longo de todo o mês. Abrir as portas à população volta a ser o mote para as celebrações de mais um aniversário.

No dia 13 de julho, a biblioteca organiza uma visita guiada, que acontece a partir das 16:00, dando cumprimento ao desígnio de “um lugar para todos” e assegurando que o público em geral possa fruir do património documental e arquitetónico que se encontra à sua guarda. Estas visitas guiadas pretendem dar a conhecer o espaço arquitetónico onde se encontra instalada, bem como a história singular do edifício e da própria Biblioteca, assim como promover a instituição junto de diversos públicos, informando-os sobre os serviços que disponibiliza, as coleções que detém e as valências que tem vindo a desenvolver. Ainda neste mesmo dia, às 11:00, haverá mais duas visitas guiadas às exposições que estão patentes na BPB até 19 de setembro. Assim, os interessados poderão fazer a visita à exposição fotográfica “Restauração do Paço Arquiepiscopal [e a sua adaptação a Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Braga]” e à mostra que está patente no átrio “Alberto Feio: o homem de cultura e o investigador bracarense”. As atividades nesse dia encerram às 17:00 com a “Cerimónia do chá e o momento musical chinês”, uma iniciativa da responsabilidade do Instituto Confúcio da Universidade do Minho e que decorrerá no Salão Dourado.

No dia seguinte, 14 de julho, está preparada a oficina “Proteger e cuidar os livros, como fazemos?” que pretende clarificar alguns conceitos utilizados quando se fala no conjunto de intervenções realizadas para ajudar a preservar as publicações existentes em bibliotecas, tais como a conservação preventiva, conservação interventiva (ou curativa) e restauro. Nesta oficina serão igualmente abordadas algumas das ações levadas a cabo pela BPB para proteger e cuidar o valioso espólio documental que detém.

Durante a semana do aniversário a Biblioteca Pública de Braga terá ainda as suas portas abertas para que o público possa almoçar no jardim interior, convidando os visitantes a trazerem o seu almoço para disfrutar de momentos de relaxamento e contacto com a natureza neste local.

A Biblioteca Pública de Braga foi criada pela rainha D. Maria II em 1841, para salvaguardar as livrarias dos extintos conventos e mosteiros da região, como Falperra, Tibães e Congregados, no qual ficou inicialmente instalada. O seu acervo foi enriquecido com o depósito legal, recebendo desde 1931 um exemplar das publicações que são editadas em Portugal. Em paralelo, foi acolhendo coleções de personalidades e instituições locais, como Manuel Monteiro, Carrington da Costa, Victor de Sá, Manuel de Oliveira e o Instituto Minhoto de Estudos Regionais, entre outros. A BPB está instalada, desde 1934, na ala barroca do complexo do Largo do Paço, na Praça do Município, tendo sido integrada, em 1975, na UMinho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS