Segunda-feira, Abril 15, 2024
16.1 C
Braga
DesportoBernardo Vieira conquista a medalha de prata nos Paralímpicos Europeus

Bernardo Vieira conquista a medalha de prata nos Paralímpicos Europeus

© Comité Paralímpico de Portugal

Bernardo Vieira conquistou, na manhã desta sexta-feira, a medalha de prata no contrarrelógio C1 de ciclismo nos Campeonatos Paralímpicos Europeus, que estão a decorrer em Roterdão, nos Países Baixos.

O ciclista português percorreu os 10.6 quilómetros do percurso em 16.03 minutos e sagrou-se vice-campeão da Europa. O espanhol Ricardo Argiles levou o ouro (14.59 minutos) e o austríaco Andreas Zirkl fechou o pódio com a medalha de bronze (17.32 minutos).

“Esta medalha é fruto do trabalho que tenho desenvolvido este ano com vista à qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris’2024. Sabíamos que o pódio era possível, o percurso era totalmente plano, arranquei e terminei com tudo o que tinha e as coisas correram bem. É muito bom, uma alegria fora do normal”, afirmou Bernardo Vieira no rescaldo da prova.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, assistiu à prova de Bernardo Vieira e deixou também algumas palavras sobre a prestação portuguesa nestes Campeonatos Paralímpicos Europeus.

“O primeiro registo que pretendo fazer é de elogio à participação da nossa comitiva. Vê-se nesta participação da comitiva nacional o reflexo do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo Comité Paralímpico de Portugal e também aquilo que pode representar a nossa participação nos Jogos Paralímpicos que se vão realizar no próximo ano em Paris. Estas conquistas internacionais ajudam a projetar esta faceta do desporto português e a passar a mensagem do desporto como uma força de inclusão social”, referiu João Paulo Correia.

Também no ciclismo, Luís Costa foi quinto classificado no contrarrelógio H5 com o tempo de 15.51 minutos, Flávio Pacheco foi sexto com a marca de 16.01 minutos na classe H4 e Telmo Pinão terminou no 10.o lugar da classe C2 com o tempo de 15.52 minutos.

Na modalidade de badminton, Diogo Daniel e Inoi Ferreira cederam perante Rickard Nilsson (Suécia) e Helle Sagiey (Noruega) por 21-9 21-5 e fecharam a competição de pares mistos SL3-SU5 de badminton no 9.° lugar. A mesma classificação foi obtida por Beatriz Monteiro e Maurin Stubi (Suíça) também em pares mistos SL3-SU5 após derrota com Colin Leslie (Escócia) e Cathrine Rosengren (Dinamarca) por 21-10 21-16 nos oitavos-de-final da competição.

Em singulares SL4 de badminton Diogo Daniel venceu o suíço Dominik Butzberger por 21-9 21-10 e carimbou a passagem aos quartos-de-final da competição, encontro onde levou a melhor sobre o francês Guillaume Gailly por 21-16 24-22, garantindo a qualificação para as meias-finais agendadas para o dia de amanhã.

Portugal conta já com oito medalhas nestes Campeonatos Paralímpicos Europeus (duas de ouro, duas de prata e quatro de bronze). Miguel Vieira em -60kg J1 de judo e Carla Oliveira em individuais BC4 de boccia conquistaram o ouro. Ana Correia em individuais BC2 de boccia e Bernardo Vieira no contrarrelógio C1 de ciclismo asseguraram a prata. As medalhas de bronze foram conquistadas por Djibrilo Iafa em -73kg J1 de judo, por André Ramos em individuais BC1 de boccia, pelo par BC4 de boccia composto por Carla Oliveira e Nuno Guerreiro e pela equipa BC1/BC2 constituída por André Ramos, David Araújo e Cristina Gonçalves.

Portugal está representado nos Campeonatos Paralímpicos Europeus por 26 atletas de seis modalidades – atletismo, badminton, boccia, ciclismo, judo e ténis em cadeira de rodas – que competem nos respetivos Campeonatos Europeus que decorrem em simultâneo de 8 a 20 de agosto na cidade neerlandesa de Roterdão.

Os Campeonatos Paralímpicos Europeus envolvem um total de 10 modalidades com a participação de 1500 atletas de 45 países, já com os Jogos Paralímpicos Paris’2024 em perspetiva.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES