Basílica dos Congregados abençoou imagens do Menino Jesus
Quarta-feira , Outubro 28 2020 Periodicidade Diária nº 2618
Principal / Notícias / Basílica dos Congregados abençoou imagens do Menino Jesus

Basílica dos Congregados abençoou imagens do Menino Jesus

Dezenas de famílias levaram pequenas imagens do Menino Jesus até à Basílica dos Congregados para serem abençoadas neste que é o terceiro Domingo de Advento.

“É uma tradição já quase com cinquenta anos. Nasceu a 21 de dezembro de 1969 com o Papa Paulo VI que fez pela primeira vez a bênção dos ‘Bambinelli’. A palavra ‘bambinelli’ é o diminutivo de ‘bambino’ que significa menino. O objetivo desta benção é precisamente centrar o Natal naquilo que é de facto a celebração do nascimento de Jesus Cristo. Essa é a razão pela qual os Papas fazem a bênção do Menino Jesus e os párocos também, sobretudo em Itália. A tradição nasceu em Roma onde todos os anos as Paróquias fazem esta bênção”, explicou o Padre Paulo Terroso, reitor da Basílica dos Congregados.

A bênção dos “Bambinelli” foi implementada em Braga há quatro anos pelo Padre Paulo Terroso com o objetivo de transmitir a verdadeira mensagem de Natal que é o nascimento de Jesus. “Estive algum tempo em Itália e quando regressei aos Congregados quis fazer essa bênção, porque é necessário transmitir que a verdadeira estrela de Natal é o Menino Jesus. É o seu nascimento que celebramos e que faz desta época do ano tão especial para todos, mesmo os não crentes. É nesse sentido que queremos celebrar a festa de Natal, preparando-a com a bênção do Menino Jesus que decorre no terceiro Domingo de Advento. Posteriormente, as crianças podem colocá-lo no Presépio, fazer uma pequena oração e os pais ou os avós podem também lhes contarem a verdadeira história do Natal”, concluiu o Padre Paulo Terroso.

No final da bênção dos “Bambinelli”, a Basílica dos Congregados recebeu uma Cantata de Natal pelo Grupo Etnográfico de Cinfães de Lamego.

Basílica dos Congregados abençoou imagens do Menino Jesus

Terceiro Domingo de Advento celebrado em Braga com a bênção das imagens do Menino Jesus.

Posted by Braga TV on Sunday, December 15, 2019