Segunda-feira, Março 8, 2021
14.4 C
Braga
Início Reportagem Basílica dos Congregados abençoou imagens do Menino Jesus

Basílica dos Congregados abençoou imagens do Menino Jesus

Dezenas de famílias levaram pequenas imagens do Menino Jesus até à Basílica dos Congregados para serem abençoadas neste que é o terceiro Domingo de Advento.

“É uma tradição já quase com cinquenta anos. Nasceu a 21 de dezembro de 1969 com o Papa Paulo VI que fez pela primeira vez a bênção dos ‘Bambinelli’. A palavra ‘bambinelli’ é o diminutivo de ‘bambino’ que significa menino. O objetivo desta benção é precisamente centrar o Natal naquilo que é de facto a celebração do nascimento de Jesus Cristo. Essa é a razão pela qual os Papas fazem a bênção do Menino Jesus e os párocos também, sobretudo em Itália. A tradição nasceu em Roma onde todos os anos as Paróquias fazem esta bênção”, explicou o Padre Paulo Terroso, reitor da Basílica dos Congregados.

A bênção dos “Bambinelli” foi implementada em Braga há quatro anos pelo Padre Paulo Terroso com o objetivo de transmitir a verdadeira mensagem de Natal que é o nascimento de Jesus. “Estive algum tempo em Itália e quando regressei aos Congregados quis fazer essa bênção, porque é necessário transmitir que a verdadeira estrela de Natal é o Menino Jesus. É o seu nascimento que celebramos e que faz desta época do ano tão especial para todos, mesmo os não crentes. É nesse sentido que queremos celebrar a festa de Natal, preparando-a com a bênção do Menino Jesus que decorre no terceiro Domingo de Advento. Posteriormente, as crianças podem colocá-lo no Presépio, fazer uma pequena oração e os pais ou os avós podem também lhes contarem a verdadeira história do Natal”, concluiu o Padre Paulo Terroso.

No final da bênção dos “Bambinelli”, a Basílica dos Congregados recebeu uma Cantata de Natal pelo Grupo Etnográfico de Cinfães de Lamego.

https://www.facebook.com/BragaTV.pt/videos/725117318012406/

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS