Sexta-feira, Maio 17, 2024
12.9 C
Braga
RegiãoBarcelosBarcelos reduz tarifas para transportes públicos e aumenta oferta na zona urbana

Barcelos reduz tarifas para transportes públicos e aumenta oferta na zona urbana

© CM Barcelos

A Câmara Municipal de Barcelos reduziu o valor do passe mensal dos transportes públicos e aumentou a oferta na zona urbana. Esta iniciativa visa “potenciar a utilização de transportes coletivos”.

Por 25 euros mês em todo o concelho e 15 euros mensais na zona urbana, os barcelenses vão poder andar em todos os autocarros de transporte público que operam na totalidade do território barcelense.

À redução dos custos dos passes – que entra já em vigor no início do ano – junta-se o aumento da oferta na zona urbana, que passa a ter mais três linhas, mais que duplicando a oferta atual e a ser servida por 10 autocarros.

Assim, a partir do dia 2 de janeiro, e a título experimental, além das duas linhas existentes na zona urbana, passará a haver mais três percursos distintos:

  • Linha – Lijó – Barcelos – Lijó, com uma periocidade de 20 minutos;
  • Linha – Tamel S. Veríssimo – Barcelos – Tamel S. Veríssimo, com uma cadência de 30 minutos;
  • Linha – Barcelinhos – Rio Covo Sta. Eugénia – Barcelos – Barcelinhos, com passagens de 45 em 45 minutos.

Todos estes autocarros, bem como os restantes que estejam em circulação na zona urbana poderão ser utilizados com o Passe 1 – que, para o público em geral, vai custar 15 euros, uma redução de 25% face ao preço atual.

Todavia, as reduções no Passe 1 abrangem ainda o Passe Social Sénior (+ 65 anos ou reformados), cujo custo vai passar de 10 para 7,5 euros. Também as pessoas com mobilidade reduzida pagarão menos pois passará a existir o Passe Mobilidade Reduzida com um custo de apenas 7,5 euros. O Passe Estudante passa a ser gratuito.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES