Sexta-feira, Agosto 12, 2022
18.8 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosBarcelos recebe Festival de Teatro em Línguas Minoritárias

Barcelos recebe Festival de Teatro em Línguas Minoritárias

© Teatro de Balugas

O LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias arranca esta sexta-feira, no Theatro Gil Vicente, na cidade de Barcelos, e termina no domingo.

No primeiro dia, pelas 17:00, há o espetáculo “Cuontas Mirandesas” em mirandês, realizado por um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro. Pelas 21:30, sobe ao palco a comédia “Fozzia Lésthra Zia Ciccita” em sassarese (da região italiana da Sardenha) pela companhia Paco Mustèla.

No sábado, pelas 21:30, é a vez da peça “Bruxas” em estremenho (da região espanhola da Estremadura) pela companhia De La Burla Teatro.

O certame terá, ainda, durante o dia de sábado, debates sobre a importância do teatro como expressão para a salvaguarda e a difusão das línguas minoritárias, focando o trabalho das companhias presentes no seu território, e a apresentação do contexto cultural de cada uma das línguas desta edição, com a presença de linguistas, académicos e agentes culturais de Portugal, Espanha, Itália e Reino Unido, a acontecer na Biblioteca Municipal de Barcelos.

Integrado também no programa do festival, pelas 18:00, vai realizar-se no palco exterior do Theatro Gil Vicente o concerto da banda de folk estremenho El Pelujáncanu.

No domingo de manhã, haverá também espaço para formação com a oficina sobre commedia dell’arte “Né noi, né gli altri: il corpo, la maschera, la scena”, dirigida por Francesco Facciolli e Scilla Sticchi, e a oficina de criação em teatro documental “Eu uso termotebe e o meu pai também”, dirigida por Ricardo Correia/Casa da Esquina.

Nas palavras da organização, “este festival pretende não só ser uma mostra de teatro, mas também um ponto de encontro multicultural para a discussão dos desafios e problemáticas que o teatro amador e comunitário apresenta neste contexto”.

O LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias é organizado pela companhia Teatro de Balugas e pelo Clube UNESCO para a Salvaguarda do Teatro em Línguas Minoritárias, com o financiamento do Município de Barcelos, Direção Regional de Cultura do Norte, Fundação INATEL e tem o apoio de várias entidades nacionais e internacionais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS