Sexta-feira, Maio 20, 2022
15 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosBarcelos presente no 28º aniversário do Município de São Domingos

Barcelos presente no 28º aniversário do Município de São Domingos

© CM Barcelos

A convite de Isaías Varela, presidente da Câmara de São Domingos, cidade geminada com Barcelos, o presidente da Câmara, Mário Constantino, acompanhado pelo vereador Carlos Reis, esteve, no passado fim de semana, em Cabo Verde, a participar na cerimónia comemorativa do 28º aniversário daquele município.

A cerimónia oficial, que contou com a presença do presidente da República de Cabo Verde, teve lugar na histórica freguesia de Nossa Senhora da Luz, situada na Baía dos Alcatrazes, que é considerada a segunda e mais antiga povoação de Cabo Verde.

Na ocasião, o mais alto magistrado de Cabo Verde teve ocasião de testemunhar as palavras dos presidentes da Câmara de Barcelos e de São Domingos, que expressaram vontade de reforçar os laços de cooperação cultural e de formação profissional e científica.

Este foi o primeiro encontro entre os autarcas Mário Constantino e Isaías Varela, já que ambos lideram novos executivos municipais saídos vencedores das últimas eleições autárquicas.

As comemorações do 28º aniversário de São Domingos tiveram um significado muito especial, já que decorreram no mesmo dia e âmbito das celebrações do jubileu pelos 450 anos da freguesia Nossa Senhora da Luz, cuja emblemática igreja com o mesmo nome é um dos mais antigos templos católicos da África subsariana. A Baía dos Alcatrazes, onde está edificada a referida igreja, desempenhou um papel preponderante na história da descoberta de Cabo Verde e da Ilha de Santiago, em particular, tendo sido a sede da antiga Capitania de Alcatrazes, criada há mais de cinco séculos.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS