Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.8 C
Braga
RegiãoBarcelosBarcelos: Pousa festeja Sra. da Esperança com programa religioso e cultural

Barcelos: Pousa festeja Sra. da Esperança com programa religioso e cultural

© Confraria de Nossa Senhora da Esperança

A freguesia da Pousa, em Barcelos, está em festa de 11 a 13 de agosto. A capela de Nossa Senhora da Esperança é o palco de todas as festividades, com um programa composto por eventos que vão do religioso ao popular.

As festas iniciam na sexta-feira, com um dos pontos altos: a procissão de velas. Depois da missa e do sermão, que começam às 21:00, o andor de Nossa Senhora de Fátima vai percorrer as ruas da freguesia. Centenas de pessoas vão acompanhar a imagem, com as suas velas. A noite de arraial está a cargo da Banda R – Reciclagem.

© Confraria de Nossa Senhora da Esperança

No sábado o destaque vai para os Zés-P´reiras de Barcelinhos, que vão percorrer a localidade, a anunciar a festa e a recolher donativos. À noite sobe ao palco a Orquestra Flash Show para um espetáculo musical. Pela meia-noite é queimada uma sessão de fogo de artifício.

No domingo, o dia começa com a celebração da Eucaristia em honra da Senhora da Esperança, às 11:00. As cerimónias religiosas da parte da tarde iniciam às 16:00, com terço e sermão. No final, uma majestosa procissão percorre as ruas da freguesia, com vários andores e dezenas de figurados. Às 19:30, a Banda Musical de Calvos faz a sua despedida, na Batalha das Flores, uma tradição destas festividades. Pelas 21:30, inicia a Noite de Folclore, com o Rancho Folclórico de Vila Nova de Anha e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Martim.

As festividades são anualmente organizadas pela Confraria de Nossa Senhora da Esperança.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES