Domingo, Abril 21, 2024
20.8 C
Braga
RegiãoBarcelosBarcelos lança primeira pedra de nova resposta para pessoas com deficiência

Barcelos lança primeira pedra de nova resposta para pessoas com deficiência

© CM Barcelos

Realizou-se hoje o lançamento da primeira pedra para a construção das “Casas d Aldeia”, um projeto de Residências de Autonomização e Inclusão em Barcelos, promovido pelo Centro Social Vale do Homem.

A cerimónia contou a presença do presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino Lopes, da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, e de Jorge Pereira, presidente do Centro Social Vale do Homem.

O projeto “Casas da Aldeia”, que vai nascer na União de Freguesias de Alvito São Pedro, São Martinho e Couto, consta da construção de residências com capacidade para 27 pessoas, e assenta no conceito “cohousing”, um modelo sustentável de habitações colaborativas. Estes equipamentos terão um custo de 1,15 milhões de euros, montante financiado pelo Plano de Resiliência e Recuperação. Prevê-se que a empreitada de construção das Casas do Minho fique concluída em finais de 2025.

Para Ana Sofia Antunes, “a concretização deste projeto só é possível graças à mobilização do Centro Social Vale do Homem é à generosidade dos beneméritos este projeto. Em conjunto com o financiamento que foi possível mobilizar do PRR e o investimento da componente privada do Vale do Homem foi possível fazer nascer estas respostas diferenciadoras e inovadoras”.

Por seu lado, Mário Constantino sublinhou “a importância deste empreendimento para Barcelos e para toda a região”, mostrando a sua satisfação “por ver no nosso território mais uma resposta da sociedade às necessidades da população. Este novo conceito vem trazer uma nova dinâmica e estou certo de que fará caminho na integração das pessoas numa idade em que mais necessitam, possibilitando-lhes a oportunidade de conviver, participar e de se envolverem em comunidade”.

Para Jorge Pereira, este “é um projeto inovador e único a nascer em Barcelos, e vai fazer a diferença porque será o primeiro a dar respostas de Residências de Autonomização e Inclusão no concelho”.

Além de Barcelos, o Centro Social Vale do Homem está a construir edifícios em Vila Verde e Braga, com quatro novas respostas sociais com respostas para 150 novos utentes, num investimento total de mais de 8 milhões de euros, que permitirá criar nos 50 empregos.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES