Quinta-feira, Agosto 5, 2021
21.8 C
Braga
InícioEducaçãoBarcelos inaugura biblioteca escolar do Centro Escolar da Várzea

Barcelos inaugura biblioteca escolar do Centro Escolar da Várzea

CM Barcelos

Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, inaugurou, esta terça-feira, a biblioteca escolar do Centro Escolar da Várzea, pertencente ao Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho.

O novo espaço, um dos 30 espalhados pelo concelho, integra a Rede de Bibliotecas Escolares, fazendo de Barcelos exemplo a nível nacional e demonstrando o papel preponderante e central que a Educação tem no concelho.

Após descerrar a placa de inauguração, o autarca realçou que a Educação tem sido “um pilar crucial para o atual Executivo”. “A Câmara de Barcelos adotou claramente como uma das suas bandeiras a Educação. Se olharmos para o percurso desde 2009 até hoje, vemos a aposta feita no ensino, como vetor fundamental e estruturante para a formação e para o futuro dos jovens. Em 11 anos de mandato, investimos nas freguesias mais de 200 milhões de euros. Isto demonstra claramente a nossa preocupação no desenvolvimento das freguesias e do concelho”, disse Miguel Costa Gomes.

Tal como aconteceu com a biblioteca do Centro Escolar de Barqueiros e a biblioteca do Centro Escolar de Arcozelo, que têm como patronos os escritores Valter Hugo Mãe e António Torrado, respetivamente, também a biblioteca do Centro Escolar da Várzea tem um patrono. A escritora escolhida foi Luísa Ducla Soares, autora de dezenas de livros, que tem dedicado especial atenção à literatura infantil. “É uma honra e uma grande alegria que se tenham lembrado de mim para madrinha. Esta biblioteca não é uma ‘bela adormecida’, mas uma biblioteca acordada, que espera que vocês a visitem e que escolham livros para ler. Só peço que tenham consciência da grande dádiva que é ter uma biblioteca na escola. Aproveitem bem este tesouro”, declarou Luísa Ducla Soares, que participou na inauguração através da plataforma ZOOM.

A diretora do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Paula Abreu agradeceu a construção do Centro Escolar da Várzea e falou da importância de uma biblioteca escolar: “Os livros ajudam-nos a crescer e as bibliotecas são espaços privilegiados. A leitura tem o objetivo de criar conhecimento e leva-nos a desenvolver a criatividade e a crescer como pessoas”.

A cerimónia contou, ainda, com a presença do presidente da Junta de Freguesia da Várzea, David Carvalho, que destacou que o Centro Escolar e, em particular, a biblioteca escolar são “equipamentos que podem proporcionar níveis de ensino de qualidade na freguesia e nas freguesias que servem”.

Em representação da CIM Cávado, Rafael Amorim elogiou a política de Educação do Município, dizendo que Barcelos tem “uma rede de bibliotecas escolares invejável. É um exemplo que os outros municípios da região do Cávado têm de seguir”.

Por fim, a coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, falou da importância da Rede, esperando que as bibliotecas sejam locais preferenciais para as crianças. “Explorem a biblioteca como sendo a vossa casa”, concluiu

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS