Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, inaugurou, esta terça-feira, a biblioteca escolar do Centro Escolar da Várzea, pertencente ao Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho.
O novo espaço, um dos 30 espalhados pelo concelho, integra a Rede de Bibliotecas Escolares, fazendo de Barcelos exemplo a nível nacional e demonstrando o papel preponderante e central que a Educação tem no concelho.
Após descerrar a placa de inauguração, o autarca realçou que a Educação tem sido “um pilar crucial para o atual Executivo”. “A Câmara de Barcelos adotou claramente como uma das suas bandeiras a Educação. Se olharmos para o percurso desde 2009 até hoje, vemos a aposta feita no ensino, como vetor fundamental e estruturante para a formação e para o futuro dos jovens. Em 11 anos de mandato, investimos nas freguesias mais de 200 milhões de euros. Isto demonstra claramente a nossa preocupação no desenvolvimento das freguesias e do concelho”, disse Miguel Costa Gomes.
Tal como aconteceu com a biblioteca do Centro Escolar de Barqueiros e a biblioteca do Centro Escolar de Arcozelo, que têm como patronos os escritores Valter Hugo Mãe e António Torrado, respetivamente, também a biblioteca do Centro Escolar da Várzea tem um patrono. A escritora escolhida foi Luísa Ducla Soares, autora de dezenas de livros, que tem dedicado especial atenção à literatura infantil. “É uma honra e uma grande alegria que se tenham lembrado de mim para madrinha. Esta biblioteca não é uma ‘bela adormecida’, mas uma biblioteca acordada, que espera que vocês a visitem e que escolham livros para ler. Só peço que tenham consciência da grande dádiva que é ter uma biblioteca na escola. Aproveitem bem este tesouro”, declarou Luísa Ducla Soares, que participou na inauguração através da plataforma ZOOM.
A diretora do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Paula Abreu agradeceu a construção do Centro Escolar da Várzea e falou da importância de uma biblioteca escolar: “Os livros ajudam-nos a crescer e as bibliotecas são espaços privilegiados. A leitura tem o objetivo de criar conhecimento e leva-nos a desenvolver a criatividade e a crescer como pessoas”.
A cerimónia contou, ainda, com a presença do presidente da Junta de Freguesia da Várzea, David Carvalho, que destacou que o Centro Escolar e, em particular, a biblioteca escolar são “equipamentos que podem proporcionar níveis de ensino de qualidade na freguesia e nas freguesias que servem”.
Em representação da CIM Cávado, Rafael Amorim elogiou a política de Educação do Município, dizendo que Barcelos tem “uma rede de bibliotecas escolares invejável. É um exemplo que os outros municípios da região do Cávado têm de seguir”.
Por fim, a coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, falou da importância da Rede, esperando que as bibliotecas sejam locais preferenciais para as crianças. “Explorem a biblioteca como sendo a vossa casa”, concluiu