Sábado, Outubro 16, 2021
15.6 C
Braga
InícioCulturaBarcelos celebra Mês da Música e do Peregrino com várias iniciativas

Barcelos celebra Mês da Música e do Peregrino com várias iniciativas

DR

O Município de Barcelos tematiza o mês de outubro à música e ao peregrino, duas realidades que estão intrinsecamente ligadas ao território de Barcelos, a primeira pela massa critica e criatividade existente na comunidade barcelense neste “cluster” e a outra pelo facto de Barcelos possuir uma ligação umbilical do ponto de vista simbólico, histórico e cultural ao caminho de Santiago.

Neste contexto foram definidas várias atividades e ações entre os quais se destacam tertúlias jacobeias, caminhadas e o primeiro festival Internacional de guitarra. Atividades essas, que juntam agentes técnicos de cada um dos domínios, e que estabelecem pontes entre o caminho de Santiago e a música enquanto eixos de leitura e interpretação da história e património barcelense .

O programa inicia amanhã, dia 5 de outubro, sob o mote “Música e Monumentos”, às 11:00, com o concerto da Banda Musical de Oliveira, no Largo Dr.Martins Lima.

No dia 12 de outubro, às 21:00, a Casa da Azenha é o local escolhido para a apresentação do livro “A peregrina no Caminho Português de Santiago de Compostela- caminho central”, de Cláudia Moura. Esta iniciativa resulta de uma parceria com a Associação ACB – Albergue Cidade de Barcelos.

Para comemorar o Dia do Peregrino, que se assinala a 13 de outubro, nesse dia, têm lugar duas iniciativas. Às 18:00, a inauguração da estátua “Galo Peregrino” do artista Adriano Faria, na rotunda da Avenida S.João, em Barcelinhos, sendo esta inciativa organizada pela Junta de Freguesia de Barcelinhos. Às 21:30 é a vez da tertúlia jacobeia “Peregrinando”, na Casa da Azenha.

Na sexta-feira, dia 15 de outubro, às 21:30, no Templo do Bom Jesus da Cruz assiste-se ao Festival Internacional de Guitarra da Cidade de Barcelos, que conta com o concerto de abertura de Diogo Carlos.

A programação do mês da Música e do Peregrino contempla ainda, no dia 16 de outubro, às 21:30, no Templo do Bom Jesus da Cruz, um concerto com Alex de Sousa e Fábio Fernandes.

No dia 17 de outubro, o dia começa às 9:30, com uma caminhada pelo Caminho de Santiago em Macieira de Rates. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias através do e-mail:[email protected]. Às 21:30, é a vez do Templo do Bom Jesus da Cruz receber o concerto de Antony Graham Devine.

A fechar o mês da Música e do Peregrino, o Templo do Bom Jesus da Cruz volta a ser esolhido , mas desta vez para um concerto de órgão de tubos ibérico pelo organista Sean Maxweel, no dia 20, às 21:30.

Esta aposta do Município de Barcelos segue a linha da promoção cultural que tem animado a cidade nos últimos meses, levando às salas de espetáculos do concelho propostas culturais para vários públicos.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS