
O Município de Barcelos volta a assinalar o Dia Mundial do Turismo com diversas atividades centradas na cultura, criatividade e sustentabilidade.
Da inauguração da exposição “Figurado em 3 tons”, de Conceição Messias, aos percursos pedestres e cicloturismo, passando por experiências de folclore e oficinas criativas, até à pintura de galos e a uma conferência sobre sustentabilidade no alojamento turístico, são várias as atividades abertas à comunidade.
As ações decorrem de 26 a 28 de setembro, sendo que a primeira atividade é a inauguração da exposição “Figurado em 3 tons”, de Conceição Messias, no dia 26, às 17:00, na Torre Medieval, e que estará patente até ao dia 16 de novembro.
A 27 de setembro, às 08:30, dia em que se assinala o Dia Mundial do Turismo, decorre uma iniciativa do “Programa Caminhar para Conhecer Barcelos” que promove o trilho “Pela Rota da Olaria”. A participação é gratuita, mas carece de inscrição aqui.
A tarde, entre as 14:00 e as 17:00, é destinada a um passeio de bicicleta elétrica, fornecida pelo Município. O passeio decorre no PR10 BCL – Entre Vinhas, e percorre as freguesias de Fonte Coberta, Rio Côvo Santa Eulália, Moure, Várzea e Silveiros, e será um trajeto rico em património ambiental, cultural e etnográfico. O ponto de encontro é na Igreja Paroquial de Fonte Coberta. As inscrições são gratuitas e limitadas, podendo ser feitas aqui.
Às 15:30, decorre uma experiência criativa de folclore, em Palme. A dinamização da atividade estará a cargo do Grupo de Danças e Cantares “As Gamelinhas de Palme”. O transporte é gratuito e a saída está prevista para as 15:30, junto ao Templo do Senhor da Cruz, com regresso pelas 19:30. As inscrições são gratuitas e limitadas, podendo ser feitas aqui.
No dia 28, o Município de Barcelos estará presente na Festa do Outono – Serralves, com a atividade de Pintura de galos de Barcelos.
O programa inclui, ainda, no dia 29, às 18:00, uma conferência sob o tema “Sustentabilidade no Alojamento Turístico – do conceito à prática”, na Escola Superior de Tecnologia do Politécnico do Cávado e do Ave.


