Sexta-feira, Setembro 17, 2021
16.6 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosBarcelos avança com resposta dirigida a cuidadores informais

Barcelos avança com resposta dirigida a cuidadores informais

DR

O Município de Barcelos avança com uma resposta dirigida a cuidadores informais de pessoas com demência e cuidadores de sobreviventes de AVC. O projeto “ProCuidador” envolve, também, como entidades executoras, a Casa de Saúde São João de Deus e a Associação Nacional AVC.

Do projeto constituem-se como parceiros institucionais o ACES Cávado III Barcelos/ Esposende e a Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Tratando-se de um complemento e de um reforço no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários e da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, o projeto tem como objetivo a capacitação para a prestação de cuidados, o alívio da sobrecarga emocional e física e o alargamento da rede de suporte social. Para tal, o ProCuidador engloba as seguintes respostas: apoio e orientação psicossocial, acompanhamento psicológico individual, formação de cuidadores informais e criação de grupo psicoterapêutico e/ou psicoeducativo. O projeto abrange, ainda, a criação, formação e gestão de uma bolsa de cocuidadores voluntários, através de aplicativo móvel, de forma a promover momentos de alívio aos cuidadores principais.

A participação é livre e gratuita. Mais informações e inscrições em [email protected] ou [email protected].

Os interessados poderão contactar também diretamente a Casa de Saúde São João de Deus (253 808 210/361) ou a Associação Nacional AVC (253 812 547, entre as 9:00 e as 17:00).

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS