Quinta-feira, Abril 25, 2024
13.3 C
Braga
RegiãoBarcelosBarcelos: Antiga escola primária da Várzea vai dar lugar a creche

Barcelos: Antiga escola primária da Várzea vai dar lugar a creche

© CM Barcelos

O edifício da antiga escola primária da freguesia da Várzea, em Barcelos, entrou em obras de reconversão/adaptação para poder acolher uma creche.

A empreitada, com um custo de cerca de 300 mil euros e um prazo de 240 dias, está a ser executada pela empresa JLAO, Construções, Unipessoal, Lda.

Segundo a Câmara Municipal, as obras no antigo edifício do “Plano dos Centenários” visam adaptar o imóvel de forma a que possa receber 39 crianças: 7 crianças até à aquisição da marcha; 14 entre a aquisição da marcha e os 24 meses; e 18 crianças entre os 24 e os 36 meses.

O presidente da Câmara de Barcelos disse sentir-se “muito feliz porque esta é a primeira vez que o Município vai concretizar, de forma direta, uma obra destinada a acolher crianças desde o berço até aos 3 anos”.

Mário Constantino Lopes assegura que o seu Executivo “vai financiar mais equipamentos destes”, considerando que “a existência de creches é decisiva para apoiar as famílias e aumentar a natalidade”.

A instalação da creche compreende um espaço destinado à chegada e saída dos pais – átrio/receção; núcleo administrativo, gabinete técnico; sala de educadores, sala de refeições com comunicação às copas, duas salas de atividades, berçário e sala-parque com copa de leite e higienização. Serão também criadas instalações sanitárias preparadas para receber pessoas com mobilidade reduzida e instalações sanitárias de ambos os sexos.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES