A Câmara Municipal de Barcelos vai alargar a cobertura da rede de saneamento nas freguesias de Vilar do Monte e Fornelos, num investimento de 750 mil euros.
Presente no auto de consignação, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, vincou que “estas empreitadas e as que se seguirão vão permitir recuperar o atraso de mais de 13 anos em que não se executou um único metro de rede de saneamento ou de abastecimento de água”.
O autarca sublinhou que “o avançar destas obras significa o cumprir de um dos nossos grandes objetivos, que é recuperar o tempo perdido e dotar, o mais rapidamente possível, o nosso concelho de condições de salubridade, das quais o saneamento é parte fundamental. Para atingirmos esses objetivos, contamos com a colaboração e o trabalho da empresa concessionária cujo trabalho já é visível no terreno”.
O presidente da Junta da União de Freguesias de Tamel Santa Leocádia e Vilar do Monte, Manuel Martins, disse que “esta obra vem responder aos anseios da população e beneficiar dezenas de pessoas que esperavam pelo serviço de saneamento há muitos e muitos anos”.
Já para o diretor-geral da concessionária Águas de Barcelos, Hilário Seara, este “é mais um passo no compromisso de melhorar a qualidade de vida e as condições ambientais do concelho”, vincando que se trata de um “investimento que reflete a dedicação contínua em proporcionar um serviço de excelência à população”.
Relativamente às obras que agora arrancam em Vilar do Monte, trata-se da execução de uma nova obra de saneamento, a qual permitirá colocar em funcionamento 6 quilómetros de rede e aumentar a cobertura de saneamento, num investimento que beneficiará diretamente cerca de 470 habitantes.
Na freguesia de Fornelos, o foco do projeto é a construção de uma estação elevatória de saneamento, que, após a sua entrada em funcionamento, vai potenciar a utilização de uma rede de seis mil metros. Este investimento proporcionará acesso ao serviço de saneamento a aproximadamente 420 habitantes.