Autarquia de Braga mantém programa de enriquecimento curricular em plataformas digitais
Sexta-feira , Setembro 18 2020 Periodicidade Diária nº 2578
Principal / Notícias / Autarquia de Braga mantém programa de enriquecimento curricular em plataformas digitais

Autarquia de Braga mantém programa de enriquecimento curricular em plataformas digitais

O Município de Braga vai manter em funcionamento o Programa Municipal de Enriquecimento Curricular previsto para este ano letivo. As atividades serão orientadas remotamente e realizadas em tempo real através de canais digitais.

Com o país em situação de Emergência Nacional perante o contexto de pandemia, a Autarquia bracarense considerou fundamentar dar continuidade ao desenvolvimento deste programa, reforçando o impacto das atividades oferecidas no enriquecimento do currículo e, acima de tudo, no desenvolvimento integral dos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico.

O programa, estabelecido com oito entidades executoras, envolve 201 técnicos de atividades extracurriculares (AEC) ligados ao desporto, às artes, à ciência e tecnologia, que proporcionam a 4.823 alunos atividades tão diversificadas como dança, patinagem, yoga, ginástica, canto, expressão musical, expressão artística, ciências experimentais, programação e robótica.

Perante as circunstâncias atuais, o Município uniu esforços no sentido de procurar soluções que sirvam toda a comunidade escolar. “Procuramos dar respostas para a continuidade da promoção escolar, adequando as metodologias, replanificando e produzindo instrumentos diversificados e digitais em parceria com diferentes entidades”, explica a vereadora da Educação, Lídia Dias.

Além do enriquecimento curricular dos alunos, o principal objetivo é o de promover atividades lúdicas, recreativas e de bem-estar, numa tentativa de fomentar o seu desenvolvimento em contexto familiar.

Todas as atividades serão orientadas remotamente e realizadas em tempo real através de ferramentas digitais de grupo (como a plataforma Zoom), do Youtube e em outros contextos online. Os materiais resultam de um trabalho em equipa e de permanente articulação envolvendo técnicos AEC, direções dos Agrupamentos de Escolas, coordenadores e professores titulares de turma.

Plataforma +Cidadania alargada ao Pré-Escolar

O Município de Braga vai alargar a plataforma +Cidadania às crianças do pré-escolar. A +Cidadania é uma plataforma dirigida aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, disponibilizada pelo Município de Braga em parceria com a Lusoinfo Multimédia desde o ano letivo 2016/2017.

Para a vereadora da Educação, Lídia Dias “a utilização da plataforma tem-se revelado uma mais-valia no progresso da educação para a cidadania e um recurso didáctico recorrente nas salas de aula”. “Os utilizadores têm acesso a uma panóplia atividades que despertam a curiosidade e potenciam as dinâmicas de grupo e a interação com a família. Trata-se de um valioso instrumento de trabalho no quotidiano das comunidades escolares e achamos que seria fundamental alargar esta plataforma ao ensino Pré-Escolar”, explica Lídia Dias.

A plataforma +Cidadania oferece ferramentas de suporte inovadoras, promovendo um espaço de aprendizagem online seguro, criativo e interativo, de partilha de ideias e experiências educativas e pedagógicas, concursos e olimpíadas.

O/a encarregado/a de educação pode efetuar o registo na plataforma +Cidadania. Nesta plataforma terá acesso a diversas aplicações (disponíveis apenas para android) com conteúdos de Português, Matemática e Mundo. Após o download, deverão ser utilizadas as seguintes credenciais de acesso: