
Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, participou no 14.º Congresso das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e a Justiça Penal, que decorreu entre 6 e 12 de março em Quioto, no Japão.
A iniciativa decorreu sob o lema “Fazer avançar a prevenção da criminalidade, a justiça penal e o Estado de direito: para a realização da Agenda 2030”.
Na sua intervenção, que decorreu online, o autarca famalicense sublinhou a importância das políticas locais na prevenção e combate à criminalidade e na promoção da integração social. “Tradicionalmente, esta é uma área entregue às instituições internacionais e aos governos nacionais, mas há outros níveis de governação, como é o caso dos municípios, que podem fazer muito por este tema. É uma espécie de glocalização, onde as ações locais são essenciais para a obtenção de resultados globais” referiu o edil.
Paulo Cunha apontou alguns exemplos do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município de Vila Nova de Famalicão e que contribui para a prevenção e combate à criminalidade, destacando a criação de um plano educativo forte e inclusivo; a promoção e criação de uma agenda multicultural local; a perceção da prática desportiva enquanto “receita social”; a implementação de uma estratégia local de desenvolvimento integrado e a criação de um novo modelo de governança onde cada cidadão tem um papel importante a desempenhar no desenvolvimento da comunidade.
“Só vamos prevenir o crime se estivermos a erradicar a fome, a acabar com a pobreza, se tivermos educação para todos, se reduzirmos as desigualdades e se não deixarmos ninguém ficar para trás”, finalizou o autarca.