Segunda-feira, Maio 27, 2024
16.6 C
Braga
DesportoAtleta de Braga conquista a medalha de bronze no Europeu de Naginata

Atleta de Braga conquista a medalha de bronze no Europeu de Naginata

Emanuel Giberna (Itália – Fighting Spirit), Guillaume Duffeil (França – 2.º Lugar), Tyl Dermine (Bélgica – 1.º Lugar), Eduardo Brito (Portugal – 3º lugar) © APNagi

Eduardo Brito, atleta de Braga, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Europeu de Naginata, que decorreu no fim de semana, em Módena, na Itália.

Na competição participaram atletas dos 15 países membros da Federação Europeia de Naginata (ENF).

Eduardo Brito, atualmente instrutor de Naginata na UMinho e no Centro Cultural e Social de Santo Adrião, foi o único português em prova, onde competiu na categoria de Shiai (combate) individual masculino. É, também, o responsável técnico para Portugal e orienta um grupo de treino em Lisboa. 

Esta foi a primeira vez que um atleta de Portugal obteve uma classificação no Campeonato Europeu de Naginata.

O campeonato europeu dividiu-se em duas partes: demonstração técnica e combate. Nos eventos técnicos, os confrontos são feitos entre equipas de duas pessoas que executam formas pré-estabelecidas de movimentos. Em combate existem apenas categorias masculinas e femininas, individuais e equipas, não havendo distinção entre pesos, idade ou graduações.

Atarashii Naginata, tipicamente abreviado como Naginata, é uma arte marcial japonesa que usa armas de madeira para a prática. A arma também é denominada como “naginata”. Os combates são feitos com golpes em contacto pleno a partes específicas da armadura, com certos critérios técnicos para se pontuar os golpes.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES