
A Associação Empresarial de Braga acolheu, esta segunda-feira, no seu salão nobre, uma sessão dedicada ao processo de certificação de Braga enquanto Destino Sustentável.
A sessão, promovida pelo Município de Braga em parceria com a Associação Empresarial de Braga, contou com a presença de inúmeros agentes turísticos da região, que tiveram oportunidade de explorar e discutir a estratégia de Desenvolvimento Sustentável do Município de Braga, bem como a candidatura de Braga a Green Destination.
Na sessão foram debatidos os vários procedimentos necessários para “posicionar Braga como um destino turístico competitivo, seguro e sustentável, através de um desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território. A ambição é tornar Braga um dos destinos turísticos mais sustentáveis do panorama nacional, como também internacional”.
Daniel Vilaça, presidente da Associação Empresarial de Braga, destacou a importância da sustentabilidade no novo paradigma da economia portuguesa. Face ao “mais virtuoso ciclo de crescimento do turismo” em Braga, salientou que tal “como sucede nos restantes setores da economia, também o turismo enfrenta os desafios da sustentabilidade nas suas múltiplas vertentes: ambiental, económica, social, cultural e turística”.
Segundo Daniel Vilaça, “sendo Braga um destino turístico sustentável, mais fácil será a sua afirmação, junto dos mais diversos mercados emissores, como um destino seguro, diferenciador e cosmopolita. Neste contexto, temos de seguir uma estratégia de desenvolvimento em que seja possível conciliar crescimento e bem-estar económico e social com as mais salutares práticas de preservação do património e do planeta”.
Neste processo, Daniel Vilaça destacou o “papel crucial das empresas”, desafiando todos os operadores turísticos presentes a procurarem o caminho da sustentabilidade. “Sem as empresas não é possível promover uma transição rápida e eficaz para uma economia mais circular e sustentável. Ter uma economia mais sustentável também significa que estamos a criar oportunidades de desenvolvimento empresarial, de criação de emprego e de afirmação de formas mais eficientes de produzir e consumir”, defendeu.
Daniel Vilaça reiterou, ainda, a importância da parceria com a Câmara Municipal de Braga na promoção e no desenvolvimento sustentável do setor, reforçando o compromisso da Associação Empresarial de Braga na procura de respostas aos desafios da sustentabilidade. “É nesta perspetiva que na Associação Empresarial de Braga encaramos o futuro de Braga, uma cidade que queremos que seja próspera, conectada, inclusiva, saudável, resiliente e sustentável. Com esta certificação todos ganhamos”, concluiu.
Em concordância com as palavras do presidente da Associação Empresarial de Braga esteve também a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Braga. “O Desenvolvimento Sustentável é um elemento-chave para garantir um futuro próspero e resiliente, respondendo às necessidades dos visitantes, da indústria, do ambiente e da comunidade local”, afirmou Ricardo Rio.
Olhando para a sustentabilidade como “algo necessário e exigente”, o autarca apelou à mobilização de todos, nomeadamente aos empresários do setor turístico. Neste seguimento, Ricardo Rio felicitou também a Associação Empresarial de Braga pelo seu papel ativo nas questões da sustentabilidade.