
A Associação Empresarial de Braga, em colaboração com o Município e a Universidade Católica, promove as ‘Braga Business Fam Trips’. O projeto consiste na dinamização de viagens imersivas para agentes turísticos, com o intuito de os mergulhar na cultura local de Braga e enriquecer o seu conhecimento sobre a história e a tradição comercial da cidade, fortalecendo simultaneamente o tecido empresarial local.
Os grandes objetivos da iniciativa passam por “aumentar o conhecimento sobre o que a cidade tem para oferecer, fomentar o sentimento de orgulho pela cidade a ‘mostrar’ ao visitante e, ainda, promover o intercâmbio de experiências e trabalho em rede através de parcerias”.
Rui Marques, diretor geral da Associação Empresarial de Braga, explica que “com as ‘Braga Business Fam Trips’, os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor a cidade e descobrir todas as oportunidades que ela tem para oferecer”.
“Uma das características distintivas da nossa região é o empreendedorismo e dinamismo dos nossos empresários e isto faz com que em Braga tenhamos um conjunto de ativos turísticos que vão muito para além daquilo que são o habitual, nomeadamente os monumentos, as praças, as igrejas. Braga têm um conjunto muito relevante de lojas, estabelecimentos e indústrias com uma história de grande valor para a cidade e para a região, que podem e devem ser exploradas do ponto de vista turístico”, disse.
É neste contexto, que a Associação Empresarial de Braga vai promover viagens exclusivas a operadores turísticos, para que estes possam ter, assim, um conhecimento aprofundado dos vários estabelecimentos que poderão incluir e enriquecer os seus programas de visitação a Braga.
Para Rui Marques, “é fundamental aproximar e incorporar as unidades de negócio do setor do turismo, não apenas para incrementar o valor da oferta apresentada aos turistas, mas também potenciar o desenvolvimento da região”.
“O setor do turismo é uma atividade económica e, portanto, temos de reter o máximo de valor económico possível sempre que alguém nos visita. Podermos encaminhar os turistas a fazerem percursos mistos, que envolvem os ativos turísticos da cidade, mas também unidades de negócio. No fundo, o objetivo é aumentar esta capacidade de reter valor com a atividade turística e com isto gerar mais rendimentos, mais emprego e mais progresso”, salientou.
Para iniciar este novo projeto, a Associação Empresarial de Braga perspetiva a realização de três ‘Braga Business Fam Trips’. A primeira, a realizar no próximo dia 31 de janeiro das 14:00 às 17:00, recai sobre o Comércio com História, percorrendo as seguintes empresas que desempenham um papel crucial na preservação da identidade cultural e económica da cidade: Mercado São João, Pereira das Violas, Paramentaria Vasconcelos e A Negrita.