Quinta-feira, Junho 20, 2024
14.2 C
Braga
BragaAssociação de Festas leva o São João às escolas de Braga

Associação de Festas leva o São João às escolas de Braga

Para espalhar as tradições sanjoaninas.

© Associação de Festas de São João de Braga

Este ano, as Festas de São João de Braga chegam mais cedo às escolas do concelho. Até 20 de junho, três escolas básicas do concelho receberão várias oficinas criativas, que têm por base os livros ilustrados lançados pela Associação de Festas sobre o Cancioneiro Sanjoanino, as Tradições de São João e o Trajar nas sanjoaninas bracarenses.

A iniciativa “O São João de Braga vai à escola”, lançada pela Associação de Festas, em parceria com a Câmara Municipal de Braga, levará três oficinas criativas às EB1 de São João do Souto, São Lázaro e Bairro da Misericórdia.

Os momentos partirão dos livros ilustrados lançados pela Associação de Festas, sobre o Cancioneiro Sanjoanino -, baseado no livro publicado “São João Hoje – Cancioneiro Sanjoanino Bracarense”, com Catarina Silva e Rebeca Rego -, as Tradições de São João -, baseado no livro publicado “Tradições de São João”, com a ilustradora Soraia Oliveira –  e o Trajar nas sanjoaninas bracarenses – baseado no livro publicado “Trajar no São João de Braga”, com a ilustradora Zita Pinto, que será lançado nas festividades deste ano.

Segundo Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, “é cada vez mais importante levar o São João de Braga aos mais novos. Enquanto o nosso futuro, são as crianças que têm o poder nas mãos para nunca deixar morrer a tradição”, sublinhando que os elementos da Associação de Festas procuram, ano após ano, criar iniciativas que envolvam a comunidade bracarense como um todo – “de boca em boca, a história da região e da mais antiga Festa Popular de Portugal não será esquecida”.

As oficinas estão, também, abertas a famílias durante a extensão das Festas de São João de Braga de 2024. Assim, o Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio receberá, a 15 de junho, a Oficina criativa “Tradições de São João”, às 14:30, e a Oficina criativa “Cancioneiro Sanjoanino Bracarense”, às 18:30. No dia 22 de junho, às 10:00, é a vez da Oficina criativa “Trajar no São João de Braga”.

A entrada é gratuita, mediante inscrição até ao dia 14 de junho, aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES