Domingo, Fevereiro 25, 2024
13.4 C
Braga
InícioCulturaAssociação Braga Mais evoca antigo Cinema São Geraldo

Associação Braga Mais evoca antigo Cinema São Geraldo

DR

A Associação Braga Mais, em parceria com a União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto, promove, no próximo dia 7 de dezembro, pelas 21:15, mais uma sessão do ciclo “Memórias de Braga”, que se vai debruçar sobre o antigo Cinema São Geraldo histórico estabelecimento bracarense, que existiu entre 1888 e 1996.

Esta sessão evocativa, que se realiza no Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio, terá como convidados Luís Tarroso Gomes, um dos mentores do movimento cívico “São Geraldo Cultural”, e também do ator e encenador José Miguel Braga, contando com moderação de Rui Ferreira.

O velho cinema São Geraldo, que abriu as portas no dia 1 de junho de 1950 como a primeira sala exclusivamente destinada à sétima arte na cidade de Braga, nasceu no mesmo edifício do antigo Salão Recreativo Bracarense, fundado em 1924 nos terrenos do antigo Convento dos Remédios. Trata-se de uma iniciativa do padre Manuel Ribeiro Braga, sob projeto de Bernardo José de Lima, que ficaria ao serviço dos operários católicos, onde decorriam conferências, recitais, exposições, sessões cinematográficas, banquetes, bailes e festas.

Reconvertido numa sala de cinema, funcionaria com essa missão durante quatro décadas, entre 1950 e 1990, tendo voltado a funcionar temporariamente, enquanto decorriam as obras de reabilitação dos cinemas Avenida.

Salvo recentemente de um empreendimento imobiliário, que iria promover a sua destruição, graças à mobilização dos cidadãos bracarenses através da plataforma São Geraldo Cultural, o edifício tem previsto ser transformado num Centro de Media Arts pela Câmara Municipal de Braga.

Como vem sendo habitual, durante a sessão estará exposta uma pequena mostra de documentos e fotografias recolhidos por Fernando Mendes, que complementam a informação que será abordada nesta sessão.

O ciclo “Memórias de Braga” realiza-se, com constância trimestral. Cada conversa, que se quer informal, anda à volta de um ou mais convidados. O objetivo é mesmo o de conversar, público e convidados, no sentido de partilhar e construir memórias sobre a cidade.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES