Quinta-feira, Julho 25, 2024
22.6 C
Braga
RegiãoEsposendeArquivo Municipal de Esposende tem 23.500 documentos para consulta

Arquivo Municipal de Esposende tem 23.500 documentos para consulta

Acesso público.

© CM Esposende

O Arquivo Municipal de Esposende tem disponíveis para consulta 23.500 documentos. O acesso público inclui as atas da Câmara Municipal desde 1639 até 2022. No total, são 20.000 imagens digitalizadas e registadas, onde é possível saber, por exemplo, como foi realizada a primeira comemoração do Dia de Camões, celebrada em 10 de junho de 1880.

No seguimento da exposição “Vistos pela Censura. A inspeção em Esposende. 1950-1970”, que esteve patente no âmbito da Catraia de Livros, no Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, encontram-se em acesso aberto mais de 400 programas, convites e cartazes de espetáculos, filmes, jogos de futebol e teatro autorizados pelo Delegado da Inspeção de Espetáculos de Esposende.

Estão igualmente disponíveis o fundo do Couto de Apúlia, com documentação incorporada no arquivo da Câmara Municipal de Esposende no decorrer da extinção e integração do concelho de Apúlia, em 1836, enquanto freguesia do concelho de Esposende; o “Registo de receitas, despesas e termos de arrematação das obras da Igreja Matriz de Esposende”, em que as obras seriam financiadas por um imposto especial concedido pela rainha D. Maria, após petição dos moradores de Esposende; e documentação proveniente da Escola Amorim Campos, reunindo alguns documentos referente ao ensino primário masculino e feminino em Fão. Neste particular, os documentos mais antigos antecedem a criação das Escolas Amorim Campos, em 1899, e os registos permitem acompanhar o funcionamento da instituição ao longo do século XX.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES