Aprovada candidatura da Câmara de Vizela para construção de canil municipal
Segunda-feira , Novembro 30 2020 Periodicidade Diária nº 2651
Principal / Região / Vizela / Aprovada candidatura da Câmara de Vizela para construção de canil municipal

Aprovada candidatura da Câmara de Vizela para construção de canil municipal

A candidatura apresentada ao programa estatal pela Câmara Municipal de Vizela para a construção de um canil municipal foi aprovada.

Em janeiro de 2019, esta candidatura foi chumbada, tendo na altura, a Câmara Municipal decidido avançar para a construção da obra, assumindo o custo total. Contudo, na importância da aprovação desta candidatura, a mesma foi agora contemplada, tendo sido atribuído um apoio de 50 mil euros.

O canil municipal é um projeto no valor de 259.850 euros, acrescido de IVA, e deverá estar concluído em breve. O edifício é constituído por três áreas distintas, edifício administrativo, zona para o canil (15 células) e gatil (4 células), ligados por uma pala e um pequeno corpo a poente, com jaulas de isolamento/sequestro e quarentena, num total de capacidade de cerca de 160 animais. O projeto prevê ainda um espaço de recreio.

“Quando este Executivo tomou posse verificou uma total ausência de estratégia na área da proteção animal que foi completamente descurada nos mandatos anteriores, de onde cumpre destacar a inexistência de um canil ou abrigo para animais, a inexistência de meios e de viaturas de recolha de animais errantes e até a inexistência de uma equipa responsável e para o efeito, o que é sem dúvida uma situação alarmante sobretudo porque a preservação do bem-estar animal deve estar na agenda de qualquer executivo municipal nos dias de hoje”, refere a Autarquia em comunicado.

“A Câmara Municipal de Vizela entregou uma maior atenção à área animal, sendo esta obra apenas um dos muitos exemplos do investimento que a Autarquia tem efetuado nesta área, através da implementação do programa Vizela ProAnimal, no sentido de estruturar, dinamizar e dignificar as políticas municipais relativas aos animais errantes”, finalizou.