Quinta-feira, Maio 26, 2022
30.1 C
Braga
InícioPaísAplicação desafia crianças a fazer uma alimentação saudável

Aplicação desafia crianças a fazer uma alimentação saudável

DR

No âmbito do Dia Mundial da Obesidade, que se assinala esta sexta-feira, 4 de março, a Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil (APCOI), em parceria com o Município de Braga, lança a APP “Heróis da Fruta”.

Trata-se de um jogo gratuito de realidade aumentada para smartphones, inspirado na série de animação que estreou recentemente na televisão nacional. Este é também um projeto educativo que a associação promove nas escolas há dez anos.

A vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, salienta que a prevenção e combate à obesidade infantil é “uma prioridade para o Município de Braga através de diversos programas de alimentação saudável que decorrem nos agrupamentos de escolas do Concelho, onde está também a ser promovida esta nova APP”.

O “Heróis da Fruta” é um desses programas que conta agora com uma ferramenta interativa que desafia as crianças e as suas famílias a alterar comportamentos e a fazer uma alimentação saudável. “Desta forma e devido ao impacto que as soluções digitais têm demonstrado no processo de aprendizagem das gerações mais jovens, decidimos associar-nos a esta iniciativa para que todas as crianças possam, de uma forma simples e divertida, aprender boas práticas para uma vida mais saudável. Assim, desafiamos as nossas crianças e as suas famílias a aderirem a uma dinâmica que é pedagógica, educativa e transformadora de comportamentos”, explica Carla Sepúlveda.

A aplicação, desenvolvida em Portugal pelos estúdios ONTOP, com financiamento da Novo Nordisk e com o apoio internacional da Associação Europeia para o Estudo da Obesidade (EASO) e da Coligação Europeia de Pacientes com Obesidade (ECPO), surge para dar continuidade ao propósito da APCOI de contribuir para a prevenção da obesidade infantil.

O ‘Heróis da Fruta’ é uma ‘caça ao tesouro’ dos tempos modernos que incentiva as famílias a dizer ‘não’ ao sedentarismo e caminhar ao ar livre, de telemóvel na mão, à procura dos 500 baús à solta pelas ruas do país, espalhados em cartazes presentes em mais de 100 municípios portugueses parceiros deste projeto.

Cada baú contém uma saqueta de cartas escondida, que é revelada quando lhe é apontada a câmara do smartphone. Há centenas de cartas para colecionar e segredos para descobrir sobre alimentação saudável.

Todos os jogadores que fiquem entre os cem primeiros lugares no ranking nacional de pontuação ganham bilhetes para uma ida ao cinema. Existem também outros prémios exclusivos para as crianças participantes no projeto escolar como vouchers para parques temáticos, zoológicos ou aquários. Para o jogador que ficar em primeiro lugar na app está reservado o prémio mais desejado por todos: a visita dos personagens ‘Heróis da Fruta’ à sua escola.

Para facilitar a vida a miúdos e graúdos, podem aceder ao mapa com a localização dos diferentes baús que podem ser encontrados de Norte a Sul e nas ilhas, disponível aqui.

A app ‘Hérois da Fruta’ encontra-se já disponível para iOS e Android.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS