
António Braga quer criar um pavilhão multiusos em São Vicente para receber grandes torneios, como uma Final Four da Liga dos Campeões de Hóquei em Patins e outras modalidades.
O candidato à Câmara Municipal de Braga assumiu esta “obrigação” durante uma visita ao Pavilhão das Goladas, casa do Hóquei Clube de Braga, no âmbito da sua campanha para “ouvir as ambições e dificuldades das instituições para melhor ajustar as políticas públicas”.
António Braga foi recebido por Pedro Machado, presidente da Assembleia Geral, do Hóquei Clube de Braga, e Luís Botelho, presidente da Direcção, sendo acompanhado por Pedro Sousa, presidente do PS, Sandra Amorim, coordenadora das Mulheres Socialistas, Inês Rodrigues, presidente da JS, Palmira Maciel e João Nogueira, ex-vereadores do desporto.
Uma das ideias centrais de António Braga e da sua candidatura inclui “a criação de um Conselho Municipal de Desporto, uma estrutura de articulação e rede colaborativa entre as instituições e o município, para evitar redundâncias e promover uma gestão coordenada, através do qual a Câmara dará apoio técnico especializado, enquanto os clubes colaboram com a sua experiência formativa”.
Pedro Machado recordou que o clube conta com cerca de 270 atletas, sendo 130 crianças, oriundas da freguesia de São Victor e de todo o concelho. Na patinagem artística, cresceu de 20 para 90 meninas inscritas e vários atletas têm participado em competições nacionais, fazendo com que “o Hóquei Clube de Braga se orgulhe de honrar o nome de Braga”.
Luís Botelho reconheceu que “o município é o principal apoio e patrocinador do clube, com atenção à formação e à igualdade no acesso aos recursos”.
O Hóquei Clube de Braga dedica-se à prática de Hóquei em Patins e Patinagem Artística, em todos os escalões de idade e em todas as competições. Fundado a 18 de março de 1988, marcou o renascimento da modalidade em Braga, após a dissolução da equipa do ABC Braga.