Sexta-feira, Julho 12, 2024
27.2 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoAntoninas de Famalicão em contagem decrescente

Antoninas de Famalicão em contagem decrescente

Festas concelhias arrancam esta sexta-feira.

© CM Famalicão

Está a chegar uma das noites mais aguardadas do ano em Vila Nova de Famalicão. As Marchas Antoninas saem para a rua na noite de 12 de junho, véspera de feriado municipal, com o brilho e profissionalismo dos mais de 1200 marchantes que dão corpo às 10 Marchas que este ano vão desfilar pelas ruas da cidade até aos Paços do Concelho.

Entre regressados e repetentes, as Marchas Antoninas contam também com uma estreia que é a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses que participa pela primeira vez no momento alto das festas concelhias “com uma equipa forte e coesa, afincada em prestar uma exibição bastante animada e de qualidade”.

O inicio do desfile está marcado para as 21:15. O centenário da Capela de Santo António – inaugurada a 13 de junho de 1924, na Rua Alves Roçadas – deu o mote para as Marchas deste ano, momento que está a ser preparado há meses por todas as associações participantes e que será transmitido para os quatro cantos do mundo nas plataformas online e redes sociais do Município de Famalicão.

O arranque acontece já na sexta-feira, dia 7 de junho, com os mais pequenos a abrirem as festividades, com toda a ternura e a criatividade das Marchas Infantis. Com os arquinhos empoleirados e as ancas a baloiçar, as crianças desfilam pela cidade, a partir das 14:30.

No total são quase quarenta atividades, distribuídas por sete dias intensos de festa abençoados pelo santo padroeiro do concelho – Santo António – com inúmeras propostas para todos os gostos e idades a pensar nos famalicenses, mas também nos muitos milhares de pessoas que visitam a cidade por esta altura.

Tony Carreira no dia 9, Buba Espinho dia 13, Wet Bed Gang a 7 de junho, e Sons do Minho no dia 8, são alguns dos nomes que compõem o cartaz musical das festas concelhias famalicenses, classificadas como Património Cultural Imaterial de Portugal.

Do programa de animação das Festas Antoninas destaque ainda para mais um Encontro de Cavaquinhos, no dia 8, a Caminhada Camiliana, o desfile “Tocá Bombar”, o Desfile Etnográfico e o Festival de Folclore, no dia 10, para a tarde de Música Popular na Praça, no dia 9, para a atuação da Banda Myllenium, no dia 11, para a sessão piromusical no dia do encerramento, entre outros momentos.

A autarquia vai, mais uma vez, chamar os jovens para dançar nas Festas Antoninas com os DJs dos “Toninho’s”, na noite desta sexta-feira, dia 7.

Destaque também para a vertente religiosa das Festas, no feriado municipal do dia 13 de junho, com a procissão em honra de Santo António a percorrer as principais ruas da cidade. Antes disso, pela manhã, realiza-se a Missa e a distribuição do Pão de Santo António, cumprindo-se uma tradição secular.

As Antoninas vão também chamar os famalicenses para a prática desportiva, com o Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, no domingo, dia 9, e a 8.ª Descida Mais Louca, organizada pela ARCA e que se realiza no dia 10 de junho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES