O Canil de Braga vai suspender temporariamente os processos de adoção de animais durante a época festiva, entre os dias 18 de dezembro e 5 de janeiro. Esta medida pretende evitar adoções por impulso, que, segundo a AGERE, resultam em devoluções ou no abandono dos animais adotados, privilegiando a adoção responsável.
A iniciativa do Canil de Braga visa “garantir que as adoções são fruto de decisões conscientes e refletidas e não apenas motivadas pelo contexto festivo, no intuito de prevenir situações adversas para os animais e para as famílias adotantes”.
Neste período, os processos de adoção estarão temporariamente suspensos, retomando-se as atividades de agendamento de visitas a partir de 8 de janeiro de 2024. “Reforçamos a importância de considerar a adoção de um animal como um compromisso duradouro e responsável e não como um presente sazonal”, refere a AGERE.
O Canil de Braga reitera o seu compromisso em “garantir o bem-estar e a proteção dos animais, assim como em fomentar a sensibilização sobre a importância da adoção consciente e do tratamento responsável dos animais de estimação”.