Quinta-feira, Abril 25, 2024
13.3 C
Braga
EducaçãoAngola lança mestrados para formadores de professores com a colaboração da UMinho

Angola lança mestrados para formadores de professores com a colaboração da UMinho

Universidade do Minho

Realizou-se, esta terça-feira, a abertura oficial de três mestrados de formadores de professores na área das metodologias de ensino criados pelo Governo de Angola. Estes cursos têm um forte envolvimento de docentes do Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UMinho) e ficam sob a alçada do ISCED – Instituto Superior de Ciências de Educação, com polos em Huíla (pré-escolar), em Benguela (ensino primário) e em Luanda (língua portuguesa no ensino secundário).

A cerimónia marcou também a partida de sete dezenas de mestrandos e de duas dezenas de docentes do ISCED para frequentarem aulas na UMinho, em Braga, no âmbito daquele programa de formação.

A sessão solene contou, da parte angolana, com o ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, a ministra da Educação, Luísa Maria Alves Grilo, a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rosário Bragança Sambo, e os diretores dos três ISCED. Da parte portuguesa intervieram o embaixador de Portugal em Angola, Pedro Pessoa e Costa, e o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, que destacou a importância do projeto no reconhecimento e afirmação desta universidade, já com várias décadas de experiência na formação de professores. Estiveram ainda presentes no evento os coordenadores do projeto no IE, presidido por Leandro Almeida.

A aposta do Governo de Angola nestes mestrados traduz a convicção de que a melhoria do ensino passa pela qualidade dos docentes e, para isso, é decisiva a capacitação pedagógica dos professores que asseguram os cursos superiores de formação de educadores e professores, desde o ensino pré-escolar ao secundário. O longo trabalho do Instituto de Educação da UMinho em metodologias de ensino, didática e supervisão pedagógica foi decisivo para a sua escolha como parceiro na organização e lecionação dos cursos.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES