Sexta-feira, Março 29, 2024
10.6 C
Braga
spot_img
CulturaAndré Letria inaugura exposição na Bienal de Ilustração de Guimarães
spot_img

André Letria inaugura exposição na Bienal de Ilustração de Guimarães

© CM Guimarães

Foi na noite deste sábado que foi inaugurada a exposição de André Letria para a Bienal de Ilustração de Guimarães. Um conjunto de obras que retratam paisagens misteriosas, ambiente frios e melancólicos, sensação de vazio e perda. São 20 quadros de uma história por contar.

Tiago Manuel, diretor artístico da Bienal de Ilustração de Guimarães, classificou os trabalhos expostos como “surpreendentes”. “Há a tendência para ver o André Letria apenas como ilustrador, mas ele também é pintor. Com uma paleta limitada, dá-nos uma ideia do período depressivo que vivemos em pandemia. Ninguém fica indiferente”, referiu.

André Letria agradeceu o empenho de Tiago Manuel e de Rui Ramos, da Bienal, e a paciência que tiveram para que fosse possível ter a exposição pronta. “Estes trabalhos foram feitos numa altura difícil, num sofrimento comum. Quis voltar a pintar e a tarefa revelou-se um desafio com uma grande responsabilidade”, disse. O artista agradeceu também ao júri da edição anterior da BIG por lhe ter atribuído o prémio, motivo pelo qual estava agora a expor. “Nestes trabalhos vemos o vermelho, que pode simbolizar o sangue, e paisagens desertas. É pintura, mas não gosto de separar a ilustração da pintura. Deixo as coisas correrem e crio histórias sem saber onde começam e acabam”, concluiu.

André Letria nasceu em Lisboa, em 1973. Trabalha como ilustrador desde 1992. Foi o vencedor do Prémio Nacional Bienal de Ilustração de Guimarães 2019 e é o autor do desenho do cartaz da BIG 2021.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES