
O Município de Braga apresentou, esta quinta-feira, o “Reactivity Braga – Diversidade e Sustentabilidade”, um projeto que desafia os bracarenses a optar por modos de transporte mais sustentáveis, inclusivos e amigos do ambiente. Em troca, os cidadãos acumulam pontos que podem trocar descontos no comércio local.
Este é um projeto inovador de mobilidade urbana intermodal, promovido e apoiado pelo EIT Urban Mobility, que conta com a parceria dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) e da Associação Empresarial de Braga. O projeto assenta numa componente de remuneração e gamificação, sendo que os utilizadores são recompensados caso optem por se deslocar de transporte público, em bicicletas e trotinetes elétricas ou a pé.

Esta abordagem torna a experiência de mobilidade mais atrativa e divertida, incentivando os cidadãos a adotarem práticas de transporte mais conscientes e sustentáveis.
O projeto iniciou esta quinta-feira e terá a duração de três meses. Para participar nesta iniciativa, os bracarenses terão de preencher o formulário aqui.
O regulamento completo pode ser consultado aqui.
Após aceitação da inscrição, os utilizadores terão acesso a uma plataforma online onde podem acompanhar o seu desempenho, consultar os pontos acumulados e verificar o seu contributo para uma mobilidade mais sustentável em Braga.
Na conferência de imprensa de apresentação do projeto, Olga Pereira, vereadora do Município de Braga e presidente do Conselho de Administração dos TUB, afirmou que este é mais um projeto que procura mudar os hábitos dos bracarenses no que à mobilidade sustentável diz respeito.
“O Reactivity Braga surge na sequência do Bicification, um outro projeto que desenvolvemos no ano passado e que teve resultados muito positivos que nos motivaram a fazer uma nova candidatura e a avançar com este novo projeto que tem como parceiro os TUB. O autocarro é, assim, a espinha dorsal do Reactivity, que é também complementado com deslocações a pé, de bicicleta ou de trotinete”, explicou Olga Pereira.
O Reactivity tem a participação da cidade italiana de Lecce e das empresas Pinbike e TIM – Telecom Itália, assim como da instituição de ensino superior sueca KTH.