Quinta-feira, Dezembro 2, 2021
11.2 C
Braga
InícioRegiãoAmaresAmares: União de Vilela, Seramil e Paredes Secas distinguida com bandeira verde...

Amares: União de Vilela, Seramil e Paredes Secas distinguida com bandeira verde de Eco-Freguesia

CM Amares

A União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas, em Amares, foi distinguida com o galardão Eco-Freguesias XXI.

Para o Presidente do Município de Amares, Manuel Moreira, “a atribuição do galardão representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos e é fruto das medidas sustentáveis implementadas nesta freguesia do concelho, com especial destaque para os projetos da Urjalândia – Aldeia de Natal Sustentável e do Centro de Educação Ambiental. São projetos apoiados pelo município que foram agarrados com muita visão e determinação pela Junta de Freguesia de Vilela, Seramil e Paredes Secas”.

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. Estrutura-se no desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações/projetos à escala local, tendencialmente de caráter participado, e que contribuem para a transformação, no sentido de uma comunidade mais sustentável. O Eco-Freguesias XXI enquadra-se em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, apresentando-se como uma estratégia para incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.

O vereador do Ambiente do Município de Amares, Vítor Ribeiro, sublinha que “quando o trabalho é reconhecido só nos motiva para fazermos ainda mais e melhor. Esta é a primeira vez que uma freguesia do município de Amares é reconhecida pela ABAE, o que evidencia o trabalho que tem sido feito em matéria ambiental”.

O presidente da União de freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas, Rui Tomada, diz que “não poderia estar mais orgulhoso” da sua União de Freguesias. “Este reconhecimento evidência o comportamento consciente e amigo do ambiente e a valorização dos projetos desenvolvidos na freguesia. Este reconhecimento faz com exista ainda mais vontade de trabalhar e desenvolver projetos em prol dos habitantes da união de freguesias e do meio ambiente”, acrescenta.

A cerimónia de entrega de galardões do eco-freguesias XXI foi presidida pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e decorreu no dia 21 de junho de 2021, no Teatro-Cine de Pombal, contando com as presenças do presidente da União de Freguesias Rui Tomada e do vereador do Ambiente do Município de Amares, Vítor Ribeiro.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS