Quarta-feira, Abril 17, 2024
13.9 C
Braga
RegiãoAmaresAmares sensibiliza crianças e pais para lanches saudáveis na escola e em...

Amares sensibiliza crianças e pais para lanches saudáveis na escola e em casa

© CM Amares

O Município de Amares desenvolveu, junto dos alunos do pré-escolar e das suas famílias, um projeto de educação alimentar sobre lanches escolares. Reconhecendo a importância de uma alimentação saudável e da educação alimentar desde tenra idade, a autarquia desenvolveu o projeto “Lanches Saudáveis” para incentivar crianças e pais / encarregados de educação a prepararem lanches variados, equilibrados e completos.

O projeto desenvolveu-se em três fases, tendo iniciado com a observação e avaliação dos lanches escolares das crianças do pré-escolar do Centro Escolar D. Gualdim Pais, nos períodos da manhã e da tarde. Este diagnóstico permitiu auferir uma visão global dos lanches que as crianças consomem durante o período escolar, e sob os quais incidiu as duas fases seguintes do projeto.

Numa fase posterior, foram dinamizadas sessões de educação alimentar junto de todos os alunos da educação pré-escolar de Amares. As cerca de 400 crianças foram sensibilizadas, através de uma história encenada sobre a Roda dos Alimentos, para a importância de lanches saudáveis, que contribuem para o bom desenvolvimento físico e intelectual, a saúde e o bem-estar geral.

O projeto culminou na passada sexta-feira, Dia Mundial da Obesidade, com a elaboração de um breve guia sobre lanches escolares, com especial enfoque para a quantidade de açúcar presente numa diversidade de alimentos consumidos normalmente pelos mais pequenos.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES