A classe de Form 9 do Colégio Luso Internacional de Braga está a levar a cabo uma campanha de sensibilização da comunidade educativa para as salutares regras de cidadania, através da elaboração de cartazes ilustrativos de atos de cidadania ativa.
Em comunicado enviado à Braga TV, o Colégio Luso Internacional de Braga (CLIB) afirma que “os alunos pretendem, de forma simples e apelativa, sublinhar atitudes e deveres que contrariam alguma cobardia e irresponsabilidade que acomete muitos cidadãos em vários quadrantes sociais”.
“Vemos o que se passa ao nosso lado e deixamos estar, não agimos” explica um dos alunos envolvidos na campanha.
Consideram que miúdos e graúdos, cada vez mais, “se demitem da sua responsabilidade individual e escudam-se num certo egoísmo e cegueira propositada, de forma a não terem de agir e de se expor, em nome do que é o bem dos outros e o bem-comum. No CLIB, “os alunos escolheram não fechar os olhos, nem desviar o olhar ao que importa fazer em nome de todos”, diz Helena Pina Vaz, diretora do CLIB.
Preparando os alunos para “a intervenção ativa, o envolvimento na resolução dos problemas, a atenção e o cuidado do que e de quem passa à sua volta”, o CLIB começa esta campanha alertando para “uma obrigação do cidadão: escolher quem o vai governar”.
Querem apelar à consciência coletiva “para que não nos deixemos governar por quem os outros vão escolher”, explicam os alunos. E assim pedem: “decidam, votem, não deixem essa escolha a cargo dos outros cidadãos apenas”.