Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
7.3 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoAlunos de Erasmus+ recebidos nos Paços do Concelho de Celorico de Basto

Alunos de Erasmus+ recebidos nos Paços do Concelho de Celorico de Basto

© CM Celorico de Basto

Na semana em que o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto acolhe a mobilidade do projeto Erasmus+ “Energy Helps Strong Economy”, o dia de ontem foi a data escolhida para que os alunos fossem recebidos nos Paços do Concelho pelo vice-oresidente da Câmara Municipal, Domingos Teixeira.

Neste projeto estão alunos do Istituto di Istruzione Superiore Einstein De Lorenzo Potenza (Itália), da OzelEkin Anadolu Lisesi (Turquia), de I Prywatne Liceum Ogolnokztalcace dla Mlodziezy (Polónia) e de Ssou Kiro Burnaz Kumanovo (Macedónia do Norte). Alunos de 4 escolas de 4 países que estão a desfrutar da experiência fornecida pelo programa Erasmus + em visita a Portugal e em particular, ao concelho de Celorico de Basto e ao Agrupamento de Escolas.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto mostrou-se “agradado” pela visita, tendo aproveitado a oportunidade para convidar os alunos a usufruir do que melhor tem o concelho. “Sejam muito bem-vindos a Celorico de Basto, espero que desfrutem da melhor forma de um concelho conhecido pela forma acolhedora como recebe, um concelho reconhecido pelas suas paisagens bucólicas altamente atrativas e únicas. Estamos gratos pela vossa presença e espero um dia poder visitá-los, apesar do meu medo aterrador de andar de avião”, disse.

Os alunos mostraram-se “muito satisfeitos” com a presença neste projeto Erasmus+ e por estarem em Celorico de Basto. Matheuz, aluno polaco, diz que este período tem sido “muito benéfico”. “Tenho procurado aperfeiçoar o meu inglês e tenho aprendido alguma da cultura portuguesa”, afirmou, procurando usar alguns termos em português adquiridos durante a estadia. Salientou que “troquei contactos com os alunos portugueses apesar de ser um pouco difícil de comunicar por causa da língua, mas vamos falando em inglês. Em Erasmus Portugal é o primeiro país que visito mas já estive, em outras circunstâncias, na Turquia”.

A professora representante do país organizador do evento, Itália, mostrou-se “muito satisfeita” pela forma como têm sido acolhidos ao longo da semana. “Queremos em nome do todos, agradecer a forma acolhedora como temos sido tratados. Este país é muito igual ao nosso, as vossas paisagens, sentimo-nos em casa. Obrigada pela hospitalidade, estamos muito felizes por estar aqui”, sublinhou.

Antes do término da visita, a representante do Agrupamento de Escolas, Ângela Sampaio, agradeceu ao Município em nome do Agrupamento “todo o apoio cedido para que esta semana pudesse decorrer”. “Quero agradecer ao Município todo o apoio cedido, sem esse apoio seria impossível reunir as condições para acolher devidamente este grupo de estudantes integrados no programa Erasmus+”, enalteceu.

No final da sessão os grupos presentes foram agraciados com algumas lembranças do Município para recordação futura.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS