Aluna da UMinho no maior festival mundial de criatividade
Sábado , Dezembro 5 2020 Periodicidade Diária nº 2656
Principal / Atualidade / Aluna da UMinho no maior festival mundial de criatividade

Aluna da UMinho no maior festival mundial de criatividade

 

Valesca Bender, aluna Universidade do Minho (UMinho), participou no maior festival mundial de criatividade. O Dia Mundial da Criatividade foi assinalado esta quinta-feira num recorde de 115 cidades de 15 países, com 1220 atividades de educação criativa em formato online e gratuitas.

Portugal juntou-se este ano a partir de Lisboa, Porto e, em estreia, Santo Tirso, Braga e Guimarães. A comunicação geral do evento e a ligação entre pivôs das 115 cidades conta com a aluna do mestrado em Design de Comunicação de Moda da Universidade do Minho. O programa geral prolonga-se para os próximos dias, face à forte adesão da sociedade à iniciativa, que é apoiada pela ONU.

“Este dia mundial é assinalado pela primeira em formato online, devido à pandemia. Fazemo-lo como ato de resistência e otimismo, mostrando que a criatividade é uma ferramenta muito poderosa que temos neste momento para vencer os desafios”, diz Valesca Bender. Esta designer e investigadora em economia criativa e colaborativa da UMinho foi inicialmente aceite como organizadora da efeméride para Braga e Guimarães, graças ao programa amplo que propôs. Mas a sua ação acabou por se estender ao mundo, tendo este mês, por exemplo, promovido duas sessões diárias nas redes sociais com diversos agentes a partilharem conhecimento, nomeadamente ações de educação e entretenimento infantojuvenil face ao contexto atual.

No caso do Minho, as três dezenas de sessões online ajudam os cidadãos a serem criativos em tempos de crise e a ganharem soft skills, mas também dão dicas para saber escrever boas histórias, produzir vídeos virais, criar design empático, inventar mesas de estudo com resíduos ou valorizar a estética cultural. Os 23 oradores incluem nomes como a fundadora da InspireAção, Grazi Cavenaghi, a atriz Leila Silveira, o artista Acácio Viegas, o empreendedor Rui Aspas, o músico André Pereira Sousa e a repórter Ana Luiza Beniz. Pode ver-se os conteúdos em direto ou gravados em www.worldcreativityday.com.

O Dia Mundal da Criatividade foi instituído pelas Nações Unidas em 2017 e tornou-se o maior festival colaborativo de criatividade no planeta, valorizando a sua importância para a resolução de problemas e para o desenvolvimento sustentável. “Esta é uma oportunidade para aprendermos mais e repensarmos a nossa forma de (con)viver. Para julgarmos menos e experimentarmos mais”, define o brasileiro Lucas Foster, o fundador desta comunidade que agrega educadores, empreendedores, tecnólogos, decisores, investigadores, organizações e a sociedade civil.