O Altice Forum Braga assinalou hoje o segundo aniversário, debatendo a retoma do turismo de negócios. Ao longo dos últimos dois anos, o equipamento assumiu um papel determinante na estratégia de dinamização de toda a região ao acolher diversos eventos e a atrair parceiros nacionais e internacionais.
“A requalificação do Altice Forum Braga foi um momento marcante para a cidade. Este equipamento sofreu uma intervenção transformadora que não se limitou a reabilitar fisicamente o espaço, mas que efetivamente promoveu a sua reinvenção. Passou a ter o maior auditório do Norte do país, a grande nave passou a ser um dos espaços mais versáteis que existem a nível nacional e todo o equipamento foi desenhado para poder corresponder a uma multiplicidade de eventos. Esta transformação posiciona o Altice Forum Braga num referencial de inovação e qualidade tendo em conta os padrões internacionais”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, durante a sessão de abertura da conferência comemorativa “Fórum Turismo de Negócios: a retoma”.
Passados dois anos da sua inauguração, o Altice Forum Braga conta já com mais de 380 eventos realizados e com a visita de mais de 776 mil pessoas, distribuídas por congressos, espetáculos, concertos, festivais, eventos desportivos e corporativos. “A realidade veio corroborar esta aposta e demonstrar que valeu a pena todo o investimento realizado”, sublinhou o autarca, na sessão que contou com a diretora coordenadora do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro.
Com uma multitude de eventos já realizados, o Altice Forum Braga tem atraído todo o tipo de público e diversos parceiros que viram neste equipamento a realização dos seus projetos. “Este é um espaço multifuncional com um potencial de aproveitamento enorme que tem sido valorizado pelos nossos parceiros e disso têm beneficiado os bracarenses”, sublinhou Ricardo Rio, lembrando o retorno financeiro que o Altice Forum Braga proporcionou à cidade e a toda a região, dando como exemplo da realização do Dance World Cup, uma competição mundial que teve lugar no ano passado, e que trouxe a Braga cerca de 27 mil visitantes, oriundos de 60 países, gerando para a economia local um retorno direto superior a 12 milhões de euros.
Numa altura delicada para o setor, Ricardo Rio lembrou que, por força das circunstâncias da pandemia, o espaço vai perder cerca de 80% do número de visitantes, o que representa uma perda de aproximadamente 1 milhão de euros das receitas directas de eventos que normalmente seriam realizados no espaço.
“Ao assinalar este aniversário com o foco na retoma do turismo de negócios, estamos a dar um sinal de esperança e a mostrar que o trabalho que temos desenvolvido, em parceria com diversas entidades de áreas muito distintas, é para continuar e queremos voltar a ter a casa cheia tão cedo quanto possível”, concluiu Ricardo Rio, destacando o papel de toda a equipa da InvestBraga nestes últimos dois anos.
Esta conferência contou também com as intervenções de Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, Vitor Costa, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, e de João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, que analisaram os desafios da retoma para o sector.