Alerta laranja: Depressão Bárbara atinge Braga esta segunda-feira
Terça-feira , Dezembro 1 2020 Periodicidade Diária nº 2652
Principal / Braga / Alerta laranja: Depressão Bárbara atinge Braga esta segunda-feira

Alerta laranja: Depressão Bárbara atinge Braga esta segunda-feira

O distrito de Braga vai estar sob o efeito da depressão Bárbara a partir do meio-dia desta segunda-feira. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou Braga sob alerta laranja devido à previsão de chuva forte.

A partir do meio-dia, Braga está sob alerta amarelo, face à chuva por vezes forte e persistente, e passa para aviso laranja das 18h00 até às 3h00 desta terça-feira, ficando novamente em aviso amarelo até às 18h00 de amanhã.

O IPMA também colocou Braga em alerta amarelo devido ao vento, por vezes forte de sul com rajadas até 80 km/h, sendo até 100 km/h nas terras altas, aviso que vigora entre as 12h00 e as 21h00 desta segunda-feira.

Devido ao mau tempo, a Divisão Municipal de Protecção Civil lançou um alerta à população que tome as necessárias medidas de prevenção e que adeque os seus comportamentos, nomeadamente:

  • Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e gelo nas vias;
  • Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
  • Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
  • Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
  • Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte.